Territorialidades e temporalidades abigarradas nas narrativas da memória do Projeto Moradores

Autores

Palavras-chave:

territorialidades, espacialidades, memória, narrativa, cidade

Resumo

Partindo do Projeto Moradores, projeto cultural voltado para a coleta de narrativas de moradores de determinados lugares, etapas Belo Horizonte e Lagoinha, este artigo pretende refletir sobre a relação entre territorialidades e temporalidades que se depreendem e colocam-se em fricção em suas narrativas. Propõe, inicialmente, uma reflexão sobre o conceito de espaço e tempo, para então convocar a noção de abigarrado, proposta por Rivera Cusicanqui (2015; 2018), para se pensar a relação entre essas duas instâncias, uma vez que ela nos possibilita tomá-las em sua coexistência não apaziguadora. Tendo isso em vista, busca olhar como o projeto propõe um modo próprio de pensar a cidade, reterritorializada no espaço virtual onde o projeto se encontra.

Biografia do Autor

Luciana Amormino, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período de estágio doutoral junto ao “The Memory Group”, na Universidade de Warwick (UK), e especialista em História da Cultura e da Arte (UFMG). Desenvolve pesquisas em memória, cultura e comunicação, tendo defendido a tese “A memória como gesto: artesanias temporais em uma cidade-trapeira”, em que propôs o conceito de memória como gesto a partir de narrativas de memória de caráter coletivo sobre Belo Horizonte. Atua como escritora, pesquisadora, coordenadora editorial, assessora de comunicação, curadora e gestora em projetos, museus e espaços culturais. É professora em cursos de graduação em Comunicação Social e em pós-graduação nas áreas de gestão cultural, marketing e comunicação. Como pesquisadora associada, integra os grupos de pesquisa "Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência" (UFMG); "The Memory Group" (Universidade de Warwick/UK) e das redes "Historicidades dos Processos Comunicacionais" e "Rememora - Rede Brasileira de Pesquisadores de Memória e Comunicação".

Referências

AMORMINO, Luciana. A memória como gesto: artesanias temporais em uma cidade-trapeira. 2023. Tese (doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2023.

AMORMINO, Luciana. Metáforas espaciais em reflexões sobre temporalidades a partir de Koselleck e Rivera Cusicanqui. In: AMORMINO, L.; ANDRADE, R. Experiências culturais do tempo: Espaço-tempo, tradições, narrativas. Belo Horizonte: Selo PPGCOM/UFMG, 2020.

BH EVENTOS. BH recebe o projeto “Moradores - a Humanidade do Patrimônio Histórico”. Disponível em: https://www.bheventos.com.br/noticia/06-25-2015-bh-recebe-o-projeto-moradores-a-humanidade-do-patrimonio-historico. Acesso em: 21 dez. 2022.

BONNEMAISON, Joël; CAMBRÈZY, Luc. Le Lien territorial: entre frontières et identités. Géographie et Cultures. n. 20. Paris: L ́Harmattan, 1996.

HAESBAERT, Rogério. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 12. edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2020.

HARVEY, David. Space as a keyword. In: CASTREE, N. e GREGORY, D. (org.) David Harvey: a critical reader. Malden e Oxford: Blackwell, 2006.

LEFEBVRE, Henri. A produção do espaço. Trad. Doralice Barros Pereira e Sérgio Martins. Do original: La production de l’espace. 4. éd. Paris: Éditions Anthropos, 2000.

NITRO. Quem somos. Disponível em: https://nitroimagens.com.br/quem-somos/. Acesso em: 21 dez. 2022.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

PROJETO MORADORES - LAGOINHA. Disponível em: https://projetomoradores.com.br/ project/moradores-lagoinha-mg-historias/. Acesso em: 15 set. 2021a.

PROJETO MORADORES - BELO HORIZONTE. Disponível em: https://projetomoradores.com. br/project/galeria-de-moradores-belo-horizonte/. Acesso em: 15 set. 2021b.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. Tomo III. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Sociología de la imagen: ensayos. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Tinta Limón, 2015.

RIVERA CUSICANQUI, Silvia. Un mundo ch’xi es posible: Ensayos desde un presente em crisis. Buenos Aires: Tinta Limón, 2018.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.

SCHMID, Christian. A teoria da produção do espaço de Henri Lefebvre: em direção a uma dialética tridimensional. GEOUSP – espaço e tempo, São Paulo, n. 32, p. 89-109, 2012.

Downloads

Publicado

2024-06-21

Edição

Seção

Artigos | Articles