Pactos interpretativos no cinema documentário chileno
história, memória e suas hibridações
Palavras-chave:
pactos interpretativos, documentário chileno, história, memória, ditaduraResumo
Este artigo propõe as duas seguintes questões de pesquisa: como os documentários audiovisuais chilenos produzem estética e narrativamente imagens do passado recente do Chile? Como eles dão forma a esse passado? Em particular, nos perguntamos sobre a relação entre história e memória em quatro documentários sobre a ditadura e às consequências traumáticas que teve para centenas de chilenos e chilenas. Os documentários são: Para no olvidar (Ignacio Agüero, 1981); La flaca Alejandra (Carmen Castillo ze Guy Girard, 1994), Estadio nacional (Carmen Luz Parot, 2002) e Allende, mi abuelo Allende (Marcia Tambutti Allende, 2015). Nossa abordagem teórico-metodológica combina perspectivas do campo da comunicação com as da estética e do documentário. Reconhecemos o documentário como um agente de mediação entre espectadores e imagens, mediação que torna o passado presente, visível e audível. Chamamos esse tipo de mediação de pactos interpretativos e identificamos três tipos que envolvem diferentes ênfases na história, na memória ou no entrelaçamento das duas.
Referências
ARFUCH, Leonor. El espacio biográfico: dilemas de la subjetividad contemporánea. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2002.
BOLETÍN OFICIAL DEL ESTADO. Ley 52/2007, de 26 de diciembre, por la que se reconocen y amplían derechos y se establecen medidas en favor de quienes padecieron persecución o violencia durante la guerra civil y la dictadura. Madrid: BOE, 27 de diciembre de 2007. Disponível em: <https://www.boe.es/boe/dias/2007/12/27/pdfs/A53410-53416.pdf>. Acesso em: 01 mar. 2024.
CHARTIER, Roger. La vérité entre fiction et histoire. In: Baecque, Antoine y Delage, Christian (ed.), De l’histoire au cinéma. París: Complexe, 2008, p. 29-44.
DE BAECQUE, Antoine. Les formes cinématographiques de l’histoire. 1895, n. 51, 2007, p. 9-21. DOI: 10.4000/1895.1312.
DE LOS RÍOS, Valeria; DONOSO, Catalina. El cine de Ignacio Agüero: el documental como lectura de un espacio. Santiago: Cuarto Propio, 2015.
DEL VALLE-DÁVILA, Ignacio. El tiempo histórico en el cine documental de Patricio Guzmán. In: Villarmea Álvarez, Iván; Mariani, Silvana; Vilhena, Júlia (Org.). Memórias em movimento: histórias e trauma nos cinemas ibero-americanos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2023, p. 185-204.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Imágenes pese a todo. Memoria visual del Holocausto. Barcelona: Paidós, 2004.
ERICE, Francisco. Memoria histórica y deber de memoria: las dimensiones mundanas de un debate académico. Entelequia: revista interdisciplinar (N° 7), 2008, p. 77-96.
FELDMAN, Ilana. Do privado ao político: em torno de Os dias com ele. In: Estudos de Cinema e Audiovisual Socine, 17., São Paulo: Socine, 2014. p. 336-343, Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2024.
GATTI, Gabriel. Las narrativas del detenido-desaparecido (o de los problemas de la representación ante las catástrofes sociales). CONfines de relaciones internacionales y ciencia política, v. 2, n. 4, p. 27-38, 2006.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado presente. Rio de Janeiro: Contraponto, Museu de Arte do Rio, 2014.
LAGNY, Michèle. Le film et le temps braudélien. CineMas, 5 (1-2), 1994, p. 15-39.
LATTANZI, Maria Laura. Nuevas construcciones y desmantelamientos de la memoria en tres documentales de cine autobiográfico argentino. Aisthesis, n. 49, p. 101-112, jul. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-71812011000100006&lng=es&nrm=iso>. Acesso em: 01 mar. 2024. DOI: 10.4067/S0718-71812011000100006.
MAIA, Carla. História e, também, nada: o testemunho em Os dias com ele, de Maria Clara Escobar. Cinémas d’Amérique latine, n. 22, 2014, p. 140-151.
NAPOLITANO, Marcos. Aporias de uma dupla crise: História e memória diante de novos enquadramentos teóricos. Sæculum – Revista de História (N° 39), 2018, p. 205-218.
NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2009.
NORA, Pierre. Les lieux de mémoire, 1. La République. Paris: Gallimard, 1984.
ODIN, Roger. De la fiction. Bruselas: De Boeck Supérieur, 2000.
RAMIREZ, Elizabeth. Estrategias para (no) olvidar: notas sobre dos documentales chilenos de la post-dictadura. Aisthesis, n° 47, 2010, p. 45-63.
RAMOS, Fernão. A cicatriz da tomada: documentário, ética e imagem-intensa. In: Ramos, Fernão (org.). Teoria contemporânea do cinema, Vol. II Documentário e narratividade ficcional. São Paulo: Senac, 2005, p. 159-226.
RICOEUR, Paul. Histoire et memoire. In: Baecque, A. y Delage, C. (ed.), De l’histoire au cinema. París: Complexe, 2008, p. 17-28.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes. Os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
SALINAS, Claudio; STANGE, Hans; DEL VALLE-DÁVILA, Ignacio. Estrategias de verosimilitud histórica en los documentales chilenos, 1970-2020. História: Questões & Debates, v. 70, n. 1, p. 92-117, fev. 2022. ISSN 2447-8261. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/historia/ article/view/82801>. Acesso em: 23 abr. 2024. doi:http://dx.doi.org/10.5380/his.v70i1.82801.
SARLO, Beatriz. Tiempo pasado. Cultura de la memoria y giro subjetivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2005.
STANGE, Hans; DEL VALLE-DÁVILA, Ignacio; SALINAS, Claudio. De La Batalla… a La cordillera… Pactos interpretativos en el cine de Patricio Guzmán. Comunicación y Medios, [S. l.], n. 5, p. 48–58, 2024. DOI: 10.5354/0719-1529.2023.71062. Disponível em: . Acesso em: 23 abr. 2024.
SELIPRANDY, Fernando. Aporias e apostas do representável: vazios e vestígios da memória em Os dias com ele (Maria Clara Escobar, 2013). Fotocinema. Revista Científica de Cine y Fotografía, n. 20, p. 137–164, 2020. DOI: 10.24310/Fotocinema.2020.v0i20.7595. Disponível em: <https://revistas.uma.es/index.php/fotocinema/article/view/7595>. Acesso em: 1 mar. 2024.
SELIPRANDY, Fernando. Documentário e memória intergeracional das ditaduras do Cone Sul. Tese de Doutorado em História Social, Universidade de São Paulo, 2018.
TODOROV, Tzvetan. Los abusos de la memoria. Barcelona: Paidós, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.