Pactos interpretativos no cinema documentário chileno

história, memória e suas hibridações

Autores

Palavras-chave:

pactos interpretativos, documentário chileno, história, memória, ditadura

Resumo

Este artigo propõe as duas seguintes questões de pesquisa: como os documentários audiovisuais chilenos produzem estética e narrativamente imagens do passado recente do Chile? Como eles dão forma a esse passado? Em particular, nos perguntamos sobre a relação entre história e memória em quatro documentários sobre a ditadura e às consequências traumáticas que teve para centenas de chilenos e chilenas. Os documentários são: Para no olvidar (Ignacio Agüero, 1981); La flaca Alejandra (Carmen Castillo ze Guy Girard, 1994), Estadio nacional (Carmen Luz Parot, 2002) e Allende, mi abuelo Allende (Marcia Tambutti Allende, 2015). Nossa abordagem teórico-metodológica combina perspectivas do campo da comunicação com as da estética e do documentário. Reconhecemos o documentário como um agente de mediação entre espectadores e imagens, mediação que torna o passado presente, visível e audível. Chamamos esse tipo de mediação de pactos interpretativos e identificamos três tipos que envolvem diferentes ênfases na história, na memória ou no entrelaçamento das duas.

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Biografia do Autor

Ignacio del Valle-Dávila, UNICAMP

Professor permanente da pós-graduação em Multimeios da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com experiência nas áreas de Teoria e História do Cinema e do Audiovisual. Doutor em Cinema e Mestre em Artes do Espetáculo e Mídias, ambos pela Université Toulouse 2 Le Mirail. Graduado em Comunicação Social pela Universidad Católica de Chile.  Entre 2013 e 2015 realizou um pós-doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP) com uma bolsa da FAPESP.

Claudio Salinas, Universidade do Chile

Profesor Asociado del Facultad Comunicación e Imagen de la Universidad de Chile, Doctor en Estudios Latinoamericanos (U. de Chile), magíster en Comunicación Política (U. de Chile), Periodista y Licenciado en Historia (U. de Chile).

Hans Stange, Universidade do Chile

Profesor e investigador en la Faciltad de Comunicación e imagen de la Universidad de Chile. Doctorando en en filosofía, estética y teoría del arte.

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Publicado

2024-10-03

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Artigos | Articles