Práticas interacionais ao vivo nas plataformas digitais

estudo de caso da CNN Brasil no YouTube

Autores

Palavras-chave:

transmissão televisiva ao vivo, práticas interacionais, análise de sentimento, sociossemiótica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi examinar as práticas interacionais em transmissões ao vivo nas plataformas digitais. O corpus foi composto da coleta dos comentários do chat da transmissão ao vivo da CNN no YouTube durante manifestação bolsonarista de 25 de fevereiro de 2024 na Avenida Paulista. Após a coleta quantitativa, aproximadamente 14 mil comentários realizados durante as duas horas de transmissão foram analisados por meio da metodologia de análise de sentimentos. Em seguida, com base na sociossemiótica, foram identificadas as práticas interacionais realizadas pelos participantes. Como resultado, observou-se que a polarização entre apoiadores de Lula e Bolsonaro é expressa pela alternância de sentimentos, refletindo um regime de regularidade e intencionalidade. A associação da análise de sentimentos com a abordagem sociossemiótica demonstrou-se frutífera, suscitando novos estudos dessa combinação.

Biografia do Autor

Alan César Belo Angeluci, Universidade de São Paulo

Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Professor Doutor do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e dos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação e Ciências da Comunicação (PPGCI e PPGCOM). Líder do grupo de Pesquisa Smart Media Users. Desenvolveu estudos de pós-doutorado na ECA/USP e na University of Texas at Austin, Estados Unidos. Doutor pela Escola Politécnica da USP, com período de Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra. Mestre e bacharel pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista (UNESP).Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC), Arquitetura da Informação e Ciência de Dados.

Carlos Henrique Sabino Caldas, Universidade Estadual de Minas Gerais

Professor doutor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais PES Nível VI Grau A, Bolsista Produtividade em Pesquisa PQ/UEMG, subcoordenador do curso de publicidade, professor permanente do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação pela Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG. Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (2003), especialização em Arte Educação pela UNESP (2009), mestrado em Comunicação pela UNESP (2013) e doutorado em Comunicação pela UNESP (2018). Tem experiência na área de Comunicação Midiática, com ênfase em Comunicação, Inovação e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: criação publicitária, produção em multimeios, audiovisual interativo, consumo midiatizado, publicidade e novas tecnologias, semiótica do audiovisual, propriedade intelectual nas tecnologias da comunicação e informação, comunicação e tecnologia, novas tecnologias e inovações na produção audiovisual e estudos em Interação Humano-Computador (IHC). 

Gustavo Moreira Calixto, Centro Universitário Senac-SP

Possui graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Estadual de Campinas (2004), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (2008) e doutorado em Ciências pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com ênfase em Sistemas Eletrônicos (2016). Na Universidade de São Paulo, atuou como pesquisador do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) na área de sistemas embarcados e sistemas multimídia, sendo responsável pela gerência do projeto GLOBAL ITV, projeto de colaboração entre instituições brasileiras e européias apoiado pelo CNPq e FP7. Atuou como pesquisador visitante na The University of Texas at Austin, EUA, na Moody College of Communication e Department Of Electrical and Computer Engineering. Atualmente, é docente no Centro Universitário do SENAC-SP, coordenando cursos de graduação da área de TI na modalidade EaD. Também foi Professor Doutor na Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP) nos cursos de graduação e atualmente é professor assistente no INSPER no curso de Engenharia da Computação. Foi professor no Centro Paula Souza (FATEC), ministrando para o cursos de Análise de Sistemas e Informática para Negócios. Na Universidade de Guarulhos, atuou como Professor Doutor no curso de Ciência da Computação e Tecnologia em Gestão de TI. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, voltadas a Sistemas Embarcados. Atuou em projetos de desenvolvimento de soluções de inovação e soluções comerciais em grupos de pesquisas e consultorias da área de informática. Foi professor e coordenador adjunto dos cursos de Informática da Universidade Nove de Julho e Professor Mestre na Faculdade Impacta de Tecnologia. Desde 2005, realiza atividades voluntárias junto ao IEEE. Desde Julho de 2017, gerente de Tecnologia da PRODAM/SP.

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Publicado

2024-12-28

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Artigos | Articles