Comunicação de crise na perspectiva da resiliência informacional

posicionamentos das big techs após escândalos de racismo algorítmico

Autores

Palavras-chave:

racismo algorítmico, resiliência informacional, comunicação de crise, incerteza informacional, big techs

Resumo

Este artigo objetiva analisar os posicionamentos das big techs diante de crises de imagem decorrentes de escândalos de racismo algorítmico sob a perspectiva da resiliência informacional. Baseia-se no método do estudo de caso envolvendo escândalos de crise de imagem de três das big techs atuais: Alphabet Inc., Meta Platforms Inc., e Amazon.com, Inc. Constata que, diante das crises, as empresas de tecnologia são negligentes com a resiliência informacional do cenário comum, e que suas estratégias reproduzem racismo e formas correlatas de opressão. Conclui que as organizações devem ser responsáveis pelos problemas estruturais enraizados em seus produtos e protagonistas do processo de constituição do cenário informacional.

Biografia do Autor

Vanessa Silva, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Comunicação e Culturas Midiáticas (PPGC) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Relações Públicas também pela UFPB (2022) e Técnica em Tecnologia da Informação pela Escola Técnica Estadual Miguel Arraes de Alencar (E.T.E.M.A.A.). Desenvolve estudos baseados em práticas de informação, comunicação e tecnologia com intersecções de raça e gênero.

Fellipe Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Pós-Doutorado em Ciências e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Aveiro (UA), Portugal. Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Comunicação Social - Relações Públicas - pela UFPB. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação da UFPB. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGC) da UFPB na linha de pesquisa Mídia, Cotidiano e Imaginário. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UFPB. Professor Visitante no DigiMedia do Departamento de Comunicação e Arte da UA (2019-2020) pelo Programa de Professor Visitante no Exterior (PVEx/CAPES). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPB (2023-2025). Vice-Coordenador (2018-2020) e Coordenador (2021) do Curso de Relações Públicas da UFPB. Editor da Revista Culturas Midiáticas (2019-2021). Membro do Conselho Editorial da Revista E-Compós. Co-lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia, Comunicação e Informação (GEPSCI/UFPB/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Redes, Políticas e Regimes de Informação (CNPq/UFRJ). Colabora com o Grupo Internacional E-Health and Wellbeing do DigiMedia (UA). Desenvolve estudos baseados em práticas de informação e comunicação - associados às tecnologias digitais - com ênfase nos temas: resiliência e letramento informacional, comunicação pública, comunicação organizacional, políticas de informação e comunicação para a ciência e o combate à desinformação.

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Publicado

2024-12-28

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