Os ricos não veem TV

perspectivas dos coaches brasileiros sobre a relação entre televisão, sucesso e desenvolvimento pessoal

Autores

Palavras-chave:

coaches, televisão, qualidade, consumo, sucesso

Resumo

Este estudo analisa os discursos de coaches brasileiros em vídeos do YouTube sobre o hábito de assistir TV. Utilizando a Análise do Discurso de inspiração foucaultiana (2009), examinamos como esse consumo é retratado como prejudicial, ligado à má gestão do tempo e visto como um obstáculo ao desenvolvimento pessoal. Exploramos os discursos que individualizam os impactos “mentais” da TV, dentro do contexto da cultura terapêutica promovida por esses indivíduos. Identificamos duas categorias principais: “TV e vibração” e “TV e riqueza”, que revelam as interconexões entre a cultura de aconselhamento e os discursos que desacreditam a TV, apresentando-a como uma prática cultural inferior, que reforça distinções de classe. Por fim, apontamos as problemáticas da responsabilização individual em atos corriqueiros como o hábito de assistir à televisão, que obscurece os fatores estruturais e sistêmicos que influenciam as trajetórias sociais e econômicas dos sujeitos.

Biografia do Autor

Lucas Priori, Universidade Federal Fluminense

Lucas Priori é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da
Universidade Federal Fluminense (UFF) e graduado em História pela Universidade
Católica de Petrópolis (UCP).

Mayka Castellano, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pós-Doutoranda no PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ) na linha Mídia e Mediações Socioculturais. Doutora em Comunicação e Cultura pela mesma instituição.

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Melina Meimaridis é uma pesquisadora no campo da Comunicação, reconhecida por suas contribuições no estudo do streaming de vídeo e da ficcionalização de instituições sociais na televisão. Com um doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, Melina também possui um mestrado em Comunicação e uma graduação com Láurea Acadêmica em Estudos de Mídia pela mesma instituição. Atualmente, como pós-doutoranda, ela é bolsista do programa de Pós-doutorado Nota 10 da FAPERJ, conduzindo o projeto "As Instituições Sociais Ficcionais: uma abordagem transnacional televisiva", sob a supervisão do prof. Dr. Bruno Campanella. Autora do livro "Séries de Conforto: A Ficcionalização de Instituições na TV", seus interesses de pesquisa incluem indústrias da mídia, Comfort Series e plataformas de streaming de vídeo em mercados nacionais e regionais. Sua pesquisa atual se concentra em dois principais esforços: o primeiro examina como a ficção televisiva seriada constrói entendimentos sobre instituições sociais e como essas construções circulam nos fluxos televisivos transnacionais; o segundo analisa a expansão transnacional da Netflix e seu impacto em países pertencentes ao Mundo Majoritário.

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Publicado

2025-10-01

Como Citar

Priori, L., Castellano, M., & Meimaridis, M. (2025). Os ricos não veem TV: perspectivas dos coaches brasileiros sobre a relação entre televisão, sucesso e desenvolvimento pessoal. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), e67712. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/67712

Edição

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Artigos | Articles