Autenticidade em plataformas digitais

estudo comparativo entre Bereal e Tiktok

Autores

Palavras-chave:

autenticidade, plataformas digitais, BeReal, TikTok

Resumo

Objetiva-se identificar como emerge o conceito de autenticidade pelas plataformas BeReal e TikTok. Percebe-se que a autenticidade tem sido referida como um valor positivo em plataformas de redes sociais. À medida que se assume que as plataformas digitais e os fenômenos que nela se observam constituem-se mutuamente, afetando as imaginações sociais em torno das práticas que nela se realizam, pergunta-se: como se configura a autenticidade para o BeReal e o TikTok? Este estudo comparativo caracteriza-se como pesquisa exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. O corpus de análise inclui os discursos institucionais e affordances das plataformas TikTok e BeReal no que se refere à autenticidade. Conclui-se que, para o BeReal, autenticidade remete à sinceridade e à vulnerabilidade, enquanto para o TikTok, à originalidade e à criatividade.

Biografia do Autor

Laura Colombo Guarese, Universidade Feevale

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale, Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Feevale.

Sandra Portella Montardo, Universidade Feevale

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora da Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais e no Mestrado Profissional em Indústria Criativa.

Referências

ABIDIN, Crystal; KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais, celebridades da internet e “blogueirinhas”: uma entrevista com Crystal Abidin. Intercom, São Paulo, v. 44, n. 1, p. 289-301, 2021.

ABIDIN, Crystal; OTS, Mart. Influencers Tell All? Unravelling Authenticity and Credibility in a Brand Scandal. In: EDSTRÖM, Maria; KENYON, Andrew T.; SVENSSON, Eva-Maria. Blurring the Lines Market-Driven and Democracy-Driven Freedom of Expression. Nordicon: Götemburg, 2016.

APP STORE. Loja Virtual de Aplicativos da Apple. 2023. Disponível em: https://refs42. vercel.app/7a254. Acesso em: 20 jul. 2023.

BEREAL. Home. BeReal. 2023. Disponível em: https://bere.al. Acesso em: 22 jul. 2023.

BUCHER, Taina; HELMOND, Anne. The Affordances of Social Media Platforms. In: BURGESS, Jean; POELL, Thomas; MARWICK, Alice (Eds.). The SAGE Handbook of Social Media. London: SAGE Publications, 2018. p.233–253.

CAMPANELLA, Bruno. Tirando as máscaras: o reality show e a busca pela autenticidade no mundo contemporâneo. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.16, n.1, jan./abr. 2013

D’ANDRÉA, Carlos. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos / Carlos d’Andréa. - Salvador: EDUFBA, 2020.

EHRENBERG, Alain. O culto da performance: Da aventura empreendedora à depressão nervosa. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2010.

GIBSON, James. The Ecological Approach to Visual Perception. Hillsdale: Lawrence Erlbaum Associates, 1986.

GLATT, Zoe; BANET-WEISER, Sarah. Productive Ambivalence, Economies of Visibility, and the Political Potential of Feminist Youtubers. In: CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David (Ed.). Creator Culture. An introduction to global social media entertainment. NYU Press: New York, 2021.

GOOGLE PLAY. Loja Virtual de Aplicativos da Google. 2023. Disponível em: https://refs42.vercel.app/e98fc. Acesso em: 20 jul. 2023.

GUARESE, Laura Colombo. “The realest person on earth”: autenticidade plataformizada no Bereal. 114f. Dissertação (Mestrado em Processos e Manifestações Culturais) - Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2025.

HERRMAN, John. How TikTok Is Rewriting the World. NY Times. 2019. Disponível em: https://refs42.vercel.app/3ea6d. Acesso em: 23 jul. 2023.

HERRMAN, John. This New Social App Is Boring, in a Good Way. NY Times. 2022. Disponível em: https://refs42.vercel.app/632a0. Acesso em: 23 jul. 2023.

MADDOX, Jessica. More real, or just more surveillance? Panopticism and shifting authenticity paradigms in BeReal. Convergence, v. 9, n. 5. 2023, p. 1183 - 1198.

MONTARDO, Sandra Portella; FERREIRA, Adriana. Estudos de plataforma no Brasil: mapeamento de teses e dissertações. In: MONTARDO, Sandra Portella (org.). Sobre plataformas digitais: apropriações interdisciplinares dos Estudos de Plataforma. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2022. p. 14-33.

NAGY, Peter; NEFF, Gina. Imagined Affordance: Reconstructing a Keyword for Communication Theory. Social Media + Society, Thousand Oaks, v.1, n. 2, jul. 2015. Disponível em <http://sms.sagepub.com/content/1/2/2056305115603385> Acesso em: 20 abr. 2024.

POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. In: Revista Fronteiras – Estudos Midiáticos, 22(1):2-10 janeiro/abril 2020.

RAUBER, Luís Henrique. O que está acontecendo aqui? : Tiktok e a plataformização da autenticidade a partir da Teoria Fundamentada. 2021. 348 f. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) - Feevale, Novo Hamburgo-RS, 2021.

REDDY, Ananya; KUMAR, Priya C. Teaspoon of Authenticity’: Exploring How Young Adults BeReal on Social Media. ACM Digital Library, 2024.

ROOSE, Kevin. TikTok, a Chinese Video App, Brings Fun Back to Social Media. NY Times. 2018. Disponível em: https://www.nytimes.com/2018/12/03/technology/tiktoka-chinese-video-app-brings-fun-back-to-social-media.html?module=inline. Acesso em: 22 mai. 2025.

SCHECHNER, Richard. 2003. O que é performance? O Percevejo: Revista de Teatro, Crítica e Estética, v. 11, n. 12, 2003.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: Tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

SENSOR TOWER. BeReal Exceeds 50 Million Installs WorldwIde. Sensor Tower. 2022. Disponível em: https://sensortower.com/blog/bereal-50m-installs. Acesso em: 22 mai. 2025.

SIBILIA, Paula. Autenticidade e performance: a construção de si como personagem visível. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 17, n. 3, set/dez, 2015.

STATISTA. Leading social media apps worldwide in 2022, by downloads(in millions). Statista. 2024a. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1284900/top-social-media-apps-worldwide-by-downloads. Acesso em: 22 mai. 2025.

STATISTA. Countries with the most TikTok users 2024. Statista. 2024b. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1299807/number-of-monthly-unique-tiktok-users/. Acesso em: 22 mai. 2025.

TAYLOR, Zari A. Everyone Stop What You’re Doing and BeReal: Live Networked Publics and Authenticity on BeReal. Social Media + Society, v. 9, n. 4. 2023.

TAYLOR, Charles. A ética da autenticidade. Trad. de Talyta Carvalho. São Paulo: É Realizações, 2011.

TIKTOK. Creator Portal. TikTok.com. 2023. Disponível em: https://www.tiktok.com/creators/creator-portal/pt-br/. Acesso em: 25 jul. 2023.

Downloads

Publicado

2025-12-24

Como Citar

Guarese, L. C., & Montardo, S. P. (2025). Autenticidade em plataformas digitais: estudo comparativo entre Bereal e Tiktok. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/68483

Edição

Seção

Artigos | Articles