Projeções automáticas do mundo
o meio do cinema em Stanley Cavell
DOI:
https://doi.org/10.1590.68531Palavras-chave:
ontologia do cinema, automatismo fotográfico, teoria da fotografia, meio do cinema, ceticismoResumo
Este artigo pretende oferecer uma interpretação do projeto de ontologia do cinema de Stanley Cavell, introduzido em The World Viewed. O objetivo é esclarecer o entendimento, por parte do autor, do cinema como meio, tomando em consideração, em particular, a centralidade do automatismo fotográfico em seu argumento. O artigo constrói sua leitura do texto de Cavell com base em uma comparação com as hipóteses aparentemente semelhantes do ensaio Ontologia da imagem fotográfica, de André Bazin, procurando mostrar a singularidade do entendimento de Cavell sobre o problema da ontologia do cinema.
Referências
BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Ubu, 2018.
CAVELL, Stanley. Must We Mean What We Say? Cambridge: Cambridge University Press, 1976.
CAVELL, Stanley. The World Viewed. Cambridge: Havard University Press, 1979.
CAVELL, Stanley. Pursuits of Happiness. Cambridge: Havard University Press, 1981.
CAVELL, Stanley. The Claim of Reason. New York: Oxford University Press, 1979.
CAVELL, Stanley. What Becomes of Things on Film? In: ROTHMAN, William (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005a.
CAVELL, Stanley. The Fact of of Television. In: ROTHMAN, William (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005b.
CAVELL, Stanley. What (Good) Is a Film Museum? What Is a Film Culture? In: ROTHMAN, W. (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005c.
CAVELL, Stanley. What photography calls thinking. In: ROTHMAN, W. (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005d.
CARROLL, Noël. Philosophical Problems of Classical Film Theory. Princeton: Princeton University Press, 1988.
DASTON, Lorraine; GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.
DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. São Paulo: Martins Fontes, 2017.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1994.
GREENBERG, Clement. Pintura Modernista. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.
KEANE, M.; ROTHMAN, W. Reading Cavell’s The World Viewed. Detroit: Wayne University Press, 2000.
KRAUSS, Rosalind. Voyage on the North Sea. London: Thames & Hudson, 2000.
KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012.
LAUGIER, Sandra. Qu’est-ce que le réalisme? Cavell, la philosophie, le cinéma. Critique, n. 692–693, 2005.
MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Gustavo Gili, 2019; Paz e Terra, 2019.
MORGAN, Daniel. Rethinking Bazin: Ontology and Realist Aesthetics. Critical Inquiry 32, n. 3, (Spring 2006).
STEYERL, Hito. Mean Images. New Left Review, n. 140-141, maio/junho, 2023.
TECHIO, Jônadas. The World Viewed and The World Lived: Stanley Cavell and Film as the Moving Image of Skepticism. In: RAWLS, Christina; et al. Philosophy and Film: Bridging Divides. London: Routledge, 2019.
TRAHAIR, Lisa. Being in the Outside: Cinematic Automatism in Stanley Cavell’s The World Viewed. Film-Philosophy, v. 18, n. 1, 2014.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Fósforo, 2022.
WOLLEN, Peter. Signs and Meaning in the Cinema. London: British Film Institute, 2013.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: transparência e opacidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores de artigos publicados mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons CC-BY, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado. Os autores concedem para GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura o direito de primeira publicação.


Este obra está licenciada com uma Licença