Projeções automáticas do mundo

o meio do cinema em Stanley Cavell

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590.68531

Palavras-chave:

ontologia do cinema, automatismo fotográfico, teoria da fotografia, meio do cinema, ceticismo

Resumo

Este artigo pretende oferecer uma interpretação do projeto de ontologia do cinema de Stanley Cavell, introduzido em The World Viewed. O objetivo é esclarecer o entendimento, por parte do autor, do cinema como meio, tomando em consideração, em particular, a centralidade do automatismo fotográfico em seu argumento. O artigo constrói sua leitura do texto de Cavell com base em uma comparação com as hipóteses aparentemente semelhantes do ensaio Ontologia da imagem fotográfica, de André Bazin, procurando mostrar a singularidade do entendimento de Cavell sobre o problema da ontologia do cinema.

Biografia do Autor

Hermano Arraes Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pesquisador de pós-doutorado bolsista Faperj no Programa de Pós-graduação de Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É doutor em Comunicação e Cultura na mesma instituição.

Referências

BAZIN, André. O que é o cinema? São Paulo: Ubu, 2018.

CAVELL, Stanley. Must We Mean What We Say? Cambridge: Cambridge University Press, 1976.

CAVELL, Stanley. The World Viewed. Cambridge: Havard University Press, 1979.

CAVELL, Stanley. Pursuits of Happiness. Cambridge: Havard University Press, 1981.

CAVELL, Stanley. The Claim of Reason. New York: Oxford University Press, 1979.

CAVELL, Stanley. What Becomes of Things on Film? In: ROTHMAN, William (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005a.

CAVELL, Stanley. The Fact of of Television. In: ROTHMAN, William (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005b.

CAVELL, Stanley. What (Good) Is a Film Museum? What Is a Film Culture? In: ROTHMAN, W. (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005c.

CAVELL, Stanley. What photography calls thinking. In: ROTHMAN, W. (ed.). Cavell on film. New York: State University of New York Press, 2005d.

CARROLL, Noël. Philosophical Problems of Classical Film Theory. Princeton: Princeton University Press, 1988.

DASTON, Lorraine; GALISON, Peter. Objectivity. New York: Zone Books, 2007.

DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. São Paulo: Martins Fontes, 2017.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. São Paulo: Papirus, 1994.

GREENBERG, Clement. Pintura Modernista. In: COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória. Clement Greenberg e o debate crítico. Rio de janeiro, Zahar, 2001.

HEIDEGGER, Martin. Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014.

KEANE, M.; ROTHMAN, W. Reading Cavell’s The World Viewed. Detroit: Wayne University Press, 2000.

KRAUSS, Rosalind. Voyage on the North Sea. London: Thames & Hudson, 2000.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2012.

LAUGIER, Sandra. Qu’est-ce que le réalisme? Cavell, la philosophie, le cinéma. Critique, n. 692–693, 2005.

MACHADO, Arlindo. A ilusão especular. São Paulo: Gustavo Gili, 2019; Paz e Terra, 2019.

MORGAN, Daniel. Rethinking Bazin: Ontology and Realist Aesthetics. Critical Inquiry 32, n. 3, (Spring 2006).

STEYERL, Hito. Mean Images. New Left Review, n. 140-141, maio/junho, 2023.

TECHIO, Jônadas. The World Viewed and The World Lived: Stanley Cavell and Film as the Moving Image of Skepticism. In: RAWLS, Christina; et al. Philosophy and Film: Bridging Divides. London: Routledge, 2019.

TRAHAIR, Lisa. Being in the Outside: Cinematic Automatism in Stanley Cavell’s The World Viewed. Film-Philosophy, v. 18, n. 1, 2014.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. São Paulo: Fósforo, 2022.

WOLLEN, Peter. Signs and Meaning in the Cinema. London: British Film Institute, 2013.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: transparência e opacidade. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

Downloads

Publicado

2025-12-21

Como Citar

Callou, H. A. (2025). Projeções automáticas do mundo: o meio do cinema em Stanley Cavell. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 50(1), 68531. https://doi.org/10.1590.68531

Edição

Seção

Artigos | Articles