<b>A Hi-Vision do Japão: mudança de paradigma técnico ou estético?</b>

Authors

  • Almir Rosa

Abstract

No Japão, a transmissão em HDTV tem uma história de quase quatro décadas com a criação de uma tecnologia chamada Hi-Vision e seu sistema MUSE, que apresenta pequenas diferenças em relação aos outros dois sistemas mundiais, o europeu, HD-MAC, e o americano, ATV. O que tem mais visibilidade nesse campo é o fato de que a HDTV traz em si paradigmas técnicos que mexem com a qualidade da imagem. O que não se vê muito, no entanto, é o alinhamento entre os paradigmas técnicos e estéticos. Isto é, fatos que mostrem mudanças na linguagem da programação de televisão trazidas pela mudança tecnológica. Por isso, o que faço neste texto não é simplesmente destacar a tecnologia de HDTV desenvolvida pelo Japão, e sim entender o casamento entre técnica e estética na geração do produto televisivo. Ou seja, a partir de um programa gerado pela NHK, rede pública de televisão japonesa, abordo a influência dessa nova tecnologia na criação artí­stica e técnica de TV. Tomando mão das teorias da semiótica da cultura, pensada a partir dos pressupostos da Escola de Tártu, verifico se há e onde há processos que podem ser entendidos como sistema modelizante e em que modelos artí­sticos da cultura japonesa eles se apóiam. Palavras-chave HDTV, hi-vision, sistema modelizante, semiótica da cultura, tv japonesa Abstract In Japan, the transmission in HDTV has a history of almost four decades, with the creation of a technology termed Hi-Vision, and its MUSE system, which presents small differences in relation to another two world systems, the European, HD-MAC, and the American, ATV. The most visible aspect in this field is the fact that the HDTV brings in itself technical paradigms which affects with the quality of the image. What is not commonly found, however, is the alignment between the technical and aesthetic paradigms, that is, facts that show changes in the language of television programs brought by the technological change. For that reason, what I do in this text is not to simply highlight the technology of HDTV developed by the Japanese, but to understand the match between technics and aesthetics in the making of television product. That is, starting from a program created by NHK, Japanese public television broadcasting, I deal with the influence of this new technology in the artistic and technical creation for TV. Borrowing from the theories of Semiotics of Culture, which I had thought out from the principles of the Tartu-School, I verify where there are, if there are, processes that can be understood as modeling system and in which artistic models of the Japanese culture they are supported. Key words HDTV hi-vision modeling system semiotics of culture, japanese TV,

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Published

2007-02-16

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Artigos | Articles