<b>Profecias galopantes de Hitchcock </b>

Authors

  • Leda Tenório da Motta

Abstract

Muitos dos problemas ambientais, políticos, comportamentais e até mesmo sexuais com que hoje nos debatemos são tópicos de Hitchcock. Há uma briga da natureza com a cultura e um medo de ter medo, uma síndrome do pânico avant la lettre, em Os pássaros (The birds, 1963) e um Big Brother elegante em Janela indiscreta (Rear window, 1954). Há também uma crise das categorias genéricas nas personagens masculinas fragilizadas por bloqueios emocionais e nas loiras tão glaciais quanto fálicas de Um corpo que cai (Vertigo, 1958) e Psicose (Psycho, 1960). Trata-se de mostrar que é possível entrever o século XXI através da arte hitchcockiana, notadamente aquela que constitui a fase norte-americana do artista. Palavras-chave: Hitchcock; síndrome do pânico; voyeurismo; gêneros Abstract: Hitchcock’s galloping prophecies — This article discusses to what extent Hitchcock’s masterpieces Rear Window (1954), Vertigo (1958), Psycho (1960) and The Birds (1963) anticipated most of today’s environmental, political, behavioral and sexual problems. Its main purpose is to demonstrate that the 21st century can be glimpsed through Hitchcockian art, especially through the films produced during the moviemaker’s American phase in the fifties and sixties. Keywords: Hitchcock; panic syndrome; voyeurism; gender

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Published

2007-09-13

Issue

Section

Dossiê | Dossier