Crítica ensaística e resistência política em Jean-Claude Bernardet: o caso Lição de Amor

Authors

  • Margarida Maria Adamatti Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Keywords:

Jean-Claude Bernardet, imprensa alternativa, jornal Opinião, crítica de cinema, crítica de intervenção, Cinema Novo

Abstract

Nos anos setenta, Jean-Claude Bernardet escrevia no jornal Opinião (1972-1977), periódico ligado à resistência ao regime militar. Compondo artigos referenciais sobre o cinema brasileiro, ele dava continuidade ao seu trabalho de crítica participativa, intervindo politicamente no campo do cinema. Analisamos algumas matrizes do pensamento cinematográfico de Jean-Claude Bernardet na imprensa alternativa, tomando como exemplo a crítica publicada sobre Lição de amor (1975) de Eduardo Escorel.

Author Biography

Margarida Maria Adamatti, Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP)

Margarida Maria Adamatti é doutoranda no Programa Meios e Processos Audiovisuais da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP), sob a orientação do Prof. Dr. Eduardo Victorio Morettin, onde desenvolve a pesquisa A crítica cinematográfica na imprensa alternativa: Opinião (1972-1977). É formada em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP).

Published

2014-06-06

How to Cite

Adamatti, M. M. (2014). Crítica ensaística e resistência política em Jean-Claude Bernardet: o caso Lição de Amor. Galaxia, (27). Retrieved from https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/16112

Issue

Section

Artigos | Articles