A ascensão do termo comunicação a partir do Seminário Rockefeller

Autores

  • Rafiza Varão Universidade Católica de Brasília

Palavras-chave:

teorias da comunicação, epistemologia, Harold Lasswell, Fundação Rockefeller, propaganda.

Resumo

De 1939 a 1940, a Fundação Rockefeller promoveu, nos Estados Unidos, o Rockefeller Foundation Communication Seminar, que discutiu os rumos dos estudos sobre comunicação. Em plena eclosão da Segunda Guerra Mundial, o seminário acabou se tornando um marco na história do campo da Comunicação. Este artigo busca examinar uma consequência pouco visível do Seminário Rockefeller: a substituição progressiva do vocábulo propaganda nos estudos sobre os media, nos Estados Unidos, pelo termo comunicação. Concluí-se que as atividades do seminário foram decisivas para a mudança de terminologia, que, por sua vez, teve impacto epistemológico no campo.


Biografia do Autor

Rafiza Varão, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Teorias e Tecnologias da Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Comunicação e Sociedade pela mesma instituição. Professora da Universidade Católica de Brasília.

Downloads

Publicado

2016-06-29

Como Citar

Varão, R. (2016). A ascensão do termo comunicação a partir do Seminário Rockefeller. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (32). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/24066

Edição

Seção

Artigos | Articles