Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho

Autores

  • Cláudia Cardoso Mesquita Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

cinema documentário, Eduardo Coutinho, história, Cabra marcado para morrer, Peões

Resumo

A cinematografia contemporânea de Eduardo Coutinho é marcada pela centralidade da entrevista como forma dramática e pelo registro do encontro presente entre o diretor e os sujeitos filmados. “Arte do presente” (2002), na expressão de Consuelo Lins, esse cinema abriga, entretanto, um projeto mais raro, mas muito denso, de escrita da história. Propomos investigá-lo a partir do cotejo entre dois documentários históricos separados por 20 anos - Cabra marcado para morrer (1984) e Peões (2004) -, ensaiando ainda aproximações entre esta cinematografia e a concepção de história defendida por Walter Benjamin em suas teses (BENJAMIN apud LÖWY, 2015).

Biografia do Autor

Cláudia Cardoso Mesquita, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG. Doutora em Ciêncas da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Integra o grupo de pesquisa Poéticas da Experiência.

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Publicado

2015-11-12

Como Citar

Mesquita, C. C. (2015). Entre agora e outrora: a escrita da história no cinema de Eduardo Coutinho. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (31). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/24255

Edição

Seção

Artigos | Articles