Dever e prazer no casamento- empresa:transações regulares de controle do amor segundo a Igreja Universal

Autores

  • Bárbara Regina Altivo Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

comunicação e Religião, Igreja Universal do Reino de Deus, análise de conteúdo discursivo, amor, negócio, gênero e sexualidade, casamento-empresa.

Resumo

O trabalho sonda as principais linhas de sentido que animam a proposta da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) sobre o amor no mundo contemporâneo através de suas materialidades discursivas. O artigo aborda os discursos iurdianos de teor pedagógico sobre amor, família e gênero. Como característica deste aparato, observamos a associação direta entre a busca imediata pela obtenção da felicidade, característica do hedonismo presente na Teologia da Prosperidade, e um ascetismo de ordem empresarial, que visa domesticar as impulsividades emocionais do homem e, principalmente, da mulher, nas dinâmicas intricadas do relacionamento amoroso. Assim, podemos entrever linhas de força que conflagram subjetividades marcadas por compromissos de gênero inscritos num modelo familiar de inspiração mercadológica.

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Biografia do Autor

Bárbara Regina Altivo, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGCOM-UFMG). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (Gris-UFMG). Possui mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (PPGAN-UFMG).

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Publicado

2015-11-25

Edição

Seção

Artigos | Articles