“Hey fag, be careful: Bolsonaro will kill the queers!” Homophobic songs from soccer fans as discursive dispositive of masculinities

Authors

Keywords:

homophobic songs, soccer fans, discursive dispositive of masculinities.

Abstract

It is suggested in this text that the homophobic chants sung by the soccer fans operate as discursive devices of masculinities. In the scope of our reflections, we understand such discourses as co-responsible for propagating and advertising hate speech against the gay population, as participants in a discursive network that involves other modalities of homophobic practices (such as murders) as well as pedagogical dispositives that, in stadiums and beyond, teach about the possible/restricted ways of being a man. 

Author Biographies

Carlos Magno Camargos Mendonça, Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais ? DCS/UFMG-, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo - pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais ? PUCMG - (1992), mestre em Comunicação Social pela UFMG (1999) e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP - (2007). Pós-doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid ? UCM-, Espanha (2011/2012). Desenvolve pesquisas com foco na relação entre comunicação e estudos de gênero, performance, corpo, homossexualidade masculina e propaganda, com financiamentos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). É um dos líderes de pesquisa do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional - NEEPEC. Para além de artigos em periódicos, capítulos de livros e livros organizados, no Brasil e no exterior, é autor do livro ?E o verbo se fez homem. Corpo e Mídia.? (2013). Membro da equipe de pesquisadores do projeto de cooperação internacional UFMG/Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 2. 

Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFOP.

É Professor Adjunto A (nível 1) do Departamento de Jornalismo (DEJOR) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Ouro Preto (PPGCOM UFOP). É Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com bolsa CAPES. Realizou estágio doutoral no exterior, com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA/ISCTE-IUL), em Lisboa/Portugal É Mestre em Ciências da Comunicação também pela UNISINOS, com bolsa CNPq. Realizou estágio junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (3 meses). É jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa FNDE. Entre os anos de 2017 e 2019 realizou estágio de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (Bolsa de Pós-Doutorado Júnior - PDJ/CNPq). Integra os grupos de Pesquisa Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (UFMG) e o Ponto: afetos, gêneros, narrativas (UFOP). Possui experiência profissional/estágio em rádio e em televisão e, como docente, ministra disciplinas teóricas, metodológicas e laboratoriais na área da comunicação e do jornalismo. Em suas pesquisas, interessa-se pelas seguintes áreas/temáticas: Produção de sentidos nas Mídias e no Jornalismo; Análise do Discurso Midiático e Estudo de rotinas produtivas; Geração, Gêneros e Sexualidades; Teoria Queer e Estudos Comunicacionais; Cultura Pop.

Published

2021-04-19

Issue

Section

Artigos | Articles