Document notion and the image file appropriation in the contemporary documentary essay

Authors

  • Consuelo da Luz Lins Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Andréa França PUC-RJ
  • Luiz Rezende NUTES/UFRJ

Keywords:

document, image file, filmic essay

Abstract

The existing image appropration – in different audiovisual productions – is intensified and diversified. This article briefly recaptures ideas and authors already developed before in order to attain more specifically to the discussion of a fundamental notion of document, that allows us to approach th gestures of some New History historians to the modus operandi of certain cinema essayists: Harun Farocki (Arbeiter verlassen die Fabrik), Susana de Sousa Dias (48) e Eryk Rocha (Rocha que voa).

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Consuelo da Luz Lins, Escola de Comunicação - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ e pesquisadora do CNPQ. Autora de O cinema de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo (2004) e, em parceria com Cláudia Mesquita, Filmar o real: sobre o documentário brasileiro contemporâneo (2008). Cineasta, dirigiu Lectures (2005), Leituras Cariocas (2009) e Babás (2010), entre outros, exibidos e premiados e diversos festivais.

Andréa França, PUC-RJ

Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC-Rio e pesquisadora do CNPq. Autora de vários artigos sobre cinema e audiovisual, dos livros Cinema em Azul, Branco e Vermelho – a trilogia de Kieslowski (1997), de Terras e fronteiras no cinema político contemporâneo (2003) e organizadora, junto com Denilson Lopes, de Cinema, globalização e interculturalidade (2010).

Luiz Rezende, NUTES/UFRJ

Professor adjunto do NUTES/UFRJ e bolsista do programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE) da Faperj.

Published

2011-07-13

Issue

Section

Dossiê | Dossier