Som em exposição
música popular e objetos aurais associados no museu The Beatles Story
Palabras clave:
música popular, exposição, museu The Beatles Story, objetos auraisResumen
Este artigo teve o intuito de analisar como ocorre a inserção da música popular e dos objetos aurais em exposições museológicas, tendo como objeto de estudo o museu The Beatles Story, localizado em Liverpool. A análise foi embasada em registros coletados empiricamente e estudos teóricos, tendo em vista os estudos interdisciplinares sobre som e a literatura que aborda os museus dedicados a música e som. Para análise foram considerados o áudio minutado e 90 registros fotográficos produzidos na visita ao museu. O percurso na exposição revelou a predominância da narrativa já consagrada historicamente, sem elementos que ofereçam outras possibilidades interpretativas. Alguns aspectos não abrem espaço para problematização da memória encenada, dentre eles as ambiências, criadas principalmente por áudios e objetos aurais, a utilização de legendas inconsistentes e a ausência de outros recursos comunicacionais.
Citas
APPADURAI, Arjun. Modernity at large: cultural dimensions of globalization. Minneapolis: University of Minnesotta Press, 1996.
AZEVEDO, Aline. Museu e música: perspectivas teóricas. In: Música de museu: repensando um acervo [online]. Belo Horizonte: Editora UEMG, 2021. p. 23-79.
BELIVEAU, Jeremy E. Audio Elements: Understanding Current Uses of Sound in Museum Exhibits. 2015. Dissertação (Mestrado em Artes). University of Washington, Seattle, 2015.
BLANNING, Tim. O triunfo da música. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BONATES, Mariana. “El Guggenheim y mucho más”: monumental urbanism and signature architecture in Bilbao. PosFAUUSP. São Paulo, v. 16, n. 26, p. 62-90, 2009.
COHEN, Sara. Decline, renewal and the city in popular music culture: beyond the Beatles. Hampshire: Ashgate, 2007.
CREW, Spencer; SIMS, James. Locating authenticity: fragments of a dialogue. In: KARP, Ivan; LAVINE, Steven. (eds.). Exhibiting Cultures: The Poetics and Politics of Museum Display. Washington, DC: Smithsonian Institution Press, 1991. p. 159-175.
GARCIA, Luiz Henrique Assis. Em meus olhos e ouvidos: música popular, deslocamento no espaço urbano e a produção de sentidos em lugares dos Beatles. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 47, p. 99-118, 2011.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Culturas híbridas. São Paulo: Editora USP, 1997.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
KANNENBERG, John. Listening to Museums: sound mapping towards a sonically inclusive museology. Museological Review. Reino Unido, n. 20, p. 6-17, 2016.
KIRSHENBLATT, Barbara Gimblett. Destination Museum. In: KIRSHENBLATT. Destination culture: tourism, museums, and heritage. Berkeley: University of California Press, 1998. p. 131-176.
KÖHLER, André Fontan. Políticas de renovação e regeneração urbana em Liverpool, Inglaterra: a construção de uma distopia urbana através de parcerias público-privadas. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo v. 16, n. 1, p. 67-84, 2014.
KRUSE II, Robert J. The Beatles as Place Makers: Narrated Landscapes in Liverpool, England. Journal of Cultural Geography. Inglaterra, v. 22, n. 2, p. 87-114, 2005.
LEONARD, Marion. Constructing histories through material culture: popular music, museums and collecting. Popular Music History. [S. l.], v. 2, n. 2, p. 147-167, 2007.
LEONARD. Exhibiting popular music: museum audiences, inclusion and social history. Journal of new music Research, v. 39, n. 2, p. 171-181, 2010.
LEONARD, Marion; STRACHAN, Rob (Ed.). The beat goes on: Liverpool, popular music and the changing city. Liverpool University Press, 2010.
LEZAMA, Alma Angélica Cortés. La escucha del museo, un giro aural y tecnológico. Corpo Grafías Estudios críticos de y desde los cuerpos, [S. l.], v. 9, n. 9, p. 197-214, 2023.
MENESES, Ulpiano Toledo Bezerra de. Do teatro da memória ao laboratório da História: a exposição museológica e o conhecimento histórico. Anais do Museu Paulista, Nova Série, São Paulo, v. 2, p. 9-42, 1994.
PINTO, Tiago de Oliveira. Cem anos de Etnomusicologia e a ‘Era Fonográfica’ da disciplina no Brasil. In: II Encontro Nacional de Etnomusicologia. Anais [...], Salvador: ABET, CNPQ e Contexto, 2005.
RAPHAEL, Samuel. Theatres of memory. vol 1: Past and present in contemporary culture. Londres: Verso, 1994.
SCHAFER, R. Murray. A afinação do mundo. São Paulo: Ed. Unesp, 1997.
STERNE, Jonathan. The audible past: cultural origins of sound reproduction. Carolina do Norte: Duke University Press, 2003.
TESSLER, Holly. Roses and Rotten Tomatoes: A Case Study of Liverpool’s Mathew Street Festival and the Contested Spaces of Cultural Redevelopment. In: HOMAN, Shane (ed.). Access All Eras: Tribute Bands and Global Pop Culture, Milton Keynes. Reino Unido: Open University Press, 2006. p. 52-66.
THE BEATLES STORY. About Us. The Beatles Story, 2015. Disponível em: https://www.beatlesstory.com/about-us/. Acesso em: 2 jul. 2015.
THE BEATLES STORY. Last night at the Beatles Story’s 25th anniversary celebrations we showed this video to a room filled with friends of The Beatles and people that made the Beatles Story possible [...]. Liverpool, Reino Unido, 2 maio 2015. Facebook: thebeatlesstory. Disponível em: https://www.facebook.com/BeatlesStoryLiverpool/videos/vb.160822617367734/765894293527227/?type=3&theater. Acesso em: 28 ago. 2015.
YATES, Simeon; EVANS, Richard; JONES, Mike. Beatles heritage in Liverpool and its economic and cultural sector impact: A report for Liverpool City Council. University of Liverpool, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença