A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude
Palabras clave:
mídia, juventude, empreendedorismo, educação, neoliberalismoResumen
Neste artigo apresento um exame sobre o discurso da cultura empreendedora em alguns produtos midiáticos. Tendo como pano de fundo a análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público juvenil em temporalidades distintas (Confissões de Adolescente, de 1994 e Ger@l.com, de 2009/2010), busco examinar as retóricas que, nessas séries e em outros veículos, celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas, amplas e dominantes.Métricas
Cargando métricas ...
Descargas
Publicado
2013-05-28
Número
Sección
Artigos | Articles
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.