A cultura empreendedora nos discursos sobre a juventude

Autores/as

  • Julia Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

mídia, juventude, empreendedorismo, educação, neoliberalismo

Resumen

Neste artigo apresento um exame sobre o discurso da cultura empreendedora em alguns produtos midiáticos. Tendo como pano de fundo a análise comparativa de duas séries televisivas voltadas para o público juvenil em temporalidades distintas (Confissões de Adolescente, de 1994 e Ger@l.com, de 2009/2010), busco examinar as retóricas que, nessas séries e em outros veículos, celebram o empreendedorismo juvenil como resposta às demandas por sucesso pessoal e como solução ao problema do desemprego estrutural. Antes, porém, faço uma contextualização do ambiente social que se construiu a partir da emergência de uma racionalidade neoliberal, procurando, com isso, compreender a relação da cultura empreendedora com lógicas sistêmicas, amplas e dominantes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Julia Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Julia Salgado é jornalista e Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, instituição onde atualmente faz seu Doutorado pela linha Mídias e Mediações Socioculturais.

Publicado

2013-05-28

Número

Sección

Artigos | Articles