Publicidade e Consumo Responsável

Autores/as

  • Tarcyanie Cajueiro Santos Uniso

Palabras clave:

consumo responsável, subjetividades, publicidade

Resumen

Da perspectiva sociocultural, a sociedade pautada nos valores do consumo para a conformação das subjetividades se tornou o grande eixo de sentido da vida social. Na publicidade contemporânea, há uma crescente preocupação com o homem e a responsabilização que este passou a ter sobre si próprio e o seu entorno, expressa através de termos como consumo “responsável”, ou “sustentável”. Ao levar em conta esses dois aspectos, o presente artigo busca refletir sobre as transformações no discurso publicitário e suas relações com o contexto sociocultural. Para tanto, utiliza a metodologia baseada na análise de discurso dos anúncios inspirada em Foucault a partir das noções de biopolítica e de dispositivo desse autor.

 


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Biografía del autor/a

Tarcyanie Cajueiro Santos, Uniso

Professora visitante do mestrade em comunicação e cultura da Uniso e jovem pesquisadora da Fapesp

Publicado

2013-08-20

Número

Sección

Artigos | Articles