Desafios éticos e políticos no vídeo Vida Estelita, subjetividades políticas em devir

Autores/as

  • Cristina Teixeira Vieira de Melo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

Palabras clave:

cinema militante, #OcupeEstelita, ética, memória, entrevista

Resumen

Vida Estelita é um registro memorialístico da ocupação do Cais José Estelita, em Recife, em meados de 2014. Os entrevistados falam não apenas da luta pelo terreno, mas do desejo de novas formas de vida. Os realizadores excluíram da edição final trechos dos depoimentos em que os jovens, ao confrontarem a ordem estabelecida, se expunham mais fortemente. Neste contexto, Vida Estelita reabre a discussão sobre a ética no documentário: como representar o Outro? Como fazê-lo de maneira a não diminuir a sua potência? Como não camuflar as formas de vida em luta? Esses dilemas éticos acentuam-se no caso de um cinema militante em que “o filme que se queria fazer se contrapõe aquele que deveria ser feito”.

Biografía del autor/a

Cristina Teixeira Vieira de Melo, Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE)

Professora do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da UFPE. Doutora em Linguística pelo IEL/Unicamp.

Publicado

2016-06-29

Cómo citar

Vieira de Melo, C. T. (2016). Desafios éticos e políticos no vídeo Vida Estelita, subjetividades políticas em devir. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (32). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/23802

Número

Sección

Artigos | Articles