Estratégias enunciativas na produção do efeito de imparcialidade em notícias jornalísticas

Autores/as

  • Ricardo Lopes Leite Universidade Federal do Ceará
  • Otavia Marques de Farias Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palabras clave:

enunciação, embreagem, debreagem, imparcialidade

Resumen

Este trabalho investiga como as estratégias enunciativas produzem o efeito de sentido de imparcialidade em notícias jornalísticas. Para isso, utilizando o referencial teórico da semiótica discursiva, analisamos as operações enunciativas de debreagem e embreagem mobilizadas em duas notícias, uma publicada em O Povo e outra no Diário do Nordeste, ambos jornais de Fortaleza - Ceará. Observamos que, ao regularem a presença da enunciação no enunciado, as operações enunciativas criam diferentes graus de isenção ou comprometimento, tanto do enunciador quanto dos actantes do enunciado. Além disso, essas operações colaboram para a construção da identidade discursiva não somente do jornal, mas também dos actantes, que passam a ser vistos em função da imagem resultante da estruturação enunciativa de suas falas. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ricardo Lopes Leite, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto IV do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do Grupo de Estudos Semióticos da Universidade Federal do Ceará - SEMIOCE. Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e capítulos de livros publicados em coletâneas nas áreas de Semiótica Discursiva e Linguística Teórica.

Otavia Marques de Farias, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Graduada em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a dissertação "Refutação em perspectiva discursiva: a polêmica como interincompreensão em artigos de opinião acerca do Estatuto da Igualdade Racial". Doutora em Linguística, pela mesma instituição, com a tese "A interincompreensão mostrada: uma proposta de sistematização". Atualmente, é docente do quado efetivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Concentra-se na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso e em Semiótica Discursiva, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso político, polêmicas discursivas, interdiscursividade, mídia impressa, gênero, dinâmica identitária.

Publicado

2017-03-30

Número

Sección

Artigos | Articles