A construção da figura política de Bolsonaro no El País: um exercício metodológico para análise sobre produção de sentido no jornalismo

Autores/as

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palabras clave:

produção de sentidos, jornalismo, redes digitais

Resumen

A atividade, nas redes digitais, de diversos atores, movimenta a circulação de falsos conteúdos e notícias a partir de sites de redes sociais e aplicativos. Esses, por sua vez, têm mobilizado os estudos de produção de sentidos no âmbito do jornalismo. A campanha eleitoral de 2018 para presidente no Brasil gerou uma grande quantidade de materiais que fornecem dados para esse tipo de investigação. A partir do propósito de abstrair uma dimensão sobre sentidos produzidos pela imprensa atentando-se a uma figura política para cruzar as inferências
obtidas com os sentidos produzidos pelos consumidores desses conteúdos jornalísticos, foi empreendido um exercício metodológico que conta com dados obtidos no site da versão brasileira do jornal espanhol El País e no Facebook. A coleta e análise dos dados observa e avalia a prática jornalística diante da produção de sentidos nas redes.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Doutora e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Católica de Pelotas. Atua na área de comunicação digital, com ênfase no campo acadêmico, principalmente nos seguintes temas: jornalismo digital, convergência midiática e inovação. Integrante do corpo editorial da Revista Verso e Reverso. Membro dos Grupos de Pesquisa Estudos em Jornalismo (GPJor) e Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). Membro do corpo docente do curso de Comunicação Digital da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos | Articles