Patologia da comunicação
crash sem pentecostes
Resumen
O objetivo do ensaio é mostrar a metrópole como o sujeito histórico da contemporaneidade, por meio da análise do filme Crash. Ela é o microcosmo em que se comunicam indivíduos pela mediação do automóvel. Nela inscrevem-se as relações sociais e seus conflitos: xenofobia, racismo, particularismos legais e desregulamentações políticas. Mundo menos dominado por pessoas e mais pelo acaso, ele resulta da determinação de todas as esferas da vida pelo fator econômico e pelas derivas do mercado mundial, forma moderna do destino. Palavras-chave: crash; estado de direito; estado de exceção; fundamentalismos Abstract: The Pathology of Communication: Crash without Pentecost — The purpose of this essay is to portray the metropolis as the historical subject of contemporaneousness, based on an analysis of the movie Crash, which illustrates the microcosm in which individual communications are mediated by the automobile and which is marked by social relations and their conflicts: xenophobia, racism, legal particularities and political deregulation. A world ruled by fortuitousness rather than by human will, it is the product of the determination of all spheres of life by economic factors and by global market trends, seen as the modern depiction of fate. Keywords: Crash; rule of law; rule of exception; fundamentalismMétricas
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Publicado
2007-09-13
Número
Sección
Dossiê | Dossier
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Derechos de autor 2008 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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