Sumário | Editorial

Autores/as

  • José Luiz Aidar Prado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.
  • Amálio Pinheiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

Resumen

O Dossiê desta edição traz o tema “Construções de sentido” em três registros. No primeiro texto, Claude Zilberberg (Sorbonne e CNRS) examina a interdependência entre discurso e acontecimento. O conceito de acontecimento é caro a certa vertente de estudos filosóficos franceses, mormente em Badiou, retomado por Zizek e outros autores. Zilberberg trata o acontecimento a partir do estudo de seu sincretismo em três modos semióticos: o da eficiência, o da existência e o modo da junção. Isabella Pezzini e Pierluigi Cervelli (que estarão no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP em novembro próximo) observam, por sua vez, outro aspecto das construções de sentido, ligado ao exame dos modos de consumo em sua relação com a cultura em espaços de autocelebração, como stores e museus. Eduardo Peñuela Cañizal (Unip e ECA-USP) investiga a sobrevivência das imagens do cinema de vanguarda a partir de um estudo do papel das tecnologias. Entre os Artigos, o leitor terá encontro com nove autores em seis textos: Alzamora; Ferreira e Moraes; Macêdo e Domingues; Pinto e Moran; Rubim; Trotta. Geane Carvalho Alzamora (PUC-MG) examina, no ciberespaço, a lógica reticular da hipermídia e os fluxos sociocomunicacionais pela semiótica peirceana. Christine Ferreira (Iphan) e Marcelo Jacques de Moraes (UFRJ) discutem o circuito comunicacional jovens-museus a partir da consideração da partilha social do sensível. Silvana Macêdo (Udesc) e Diana Domingues (UCS) investigam tensões nas divisões entre política e estética na cibercultura, desde os utopismos da primeira internet até as intervenções políticas dos grupos antiglobalização e as performances artísticas interativas. Antonio Albino Canelas Rubim (UFBa) debate as políticas culturais brasileiras desenvolvidas pelo governo federal desde os anos 1930. Felipe Trotta (UFPe) perscruta as estratégias de valorização na prática do samba, em que este é visto enquanto abrigo de representações e sentidos. Julio Pinto (PUC-MG) e Patrícia Moran (UFMG) examinam a improvisação audiovisual dos VJs e sua poética imagética que incorpora imagens-clichê. A diversidade dos textos apresentados acolhe, em gradações variadas, o debate entre tendências que realçam a contribuição das tecnociências e/ou do contexto histórico, social e político, com ênfase que recai ora nas acelerações do contemporâneo ora na resistência da memória cultural. Dois livros são comentados nas Resenhas. O livro de Janice Caiafa, Aventura das cidades, é apresentado por Angela Prysthon, abordando as experiências comunicacionais nas metrópoles urbanas segundo pesquisas etnográficas. O outro livro, resenhado por Giovandro Ferreira, é organizado por Antônio Fausto Neto, com título Os mundos da mídia, e examina os textos midiáticos pelas análises do discurso. José Luiz Aidar Prado e Amálio Pinheiro Comissão Editorial

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Biografía del autor/a

José Luiz Aidar Prado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

José Luiz Aidar Prado concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1994. Atualmente é Professor assistente doutor da PUC-SP. Publicou 20 artigos em periódicos especializados e 24 trabalhos em anais de eventos. Possui 11 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 55 itens de produção técnica. Orientou 20 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado, além de ter orientado 5 trabalhos de iniciação científica nas áreas de Comunicação, História e Filosofia. Entre 2002 e 2004 coordenou 1 projeto de pesquisa sobre a mídia semanal. Coordenou o projeto de pesquisa A invenção do Outro na mídia semanal - construção de um banco de dados hipermidiático (site do grupo de pesquisa em www.pucsp.br/pos/cos/umdiasetedias). Atua na área de Comunicação, com ênfase em Teoria da Comunicação e Estudos Discursivos de Mídia. Em suas atividades profissionais interagiu com 38 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Comunicação, Discurso, Globalização, teoria da comunicação, Crítica, mídia, jornalismo, mídia semanal, Política e Semiótica. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8833752667337994

Amálio Pinheiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Setor de Pós-Graduação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica.

possui graduação em Direito pela Universidade do Estado da Guanabara (1969) , especialização em Literatura Hispano -americana pela Universidad de Chile (1970) , mestrado em Literatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1980) , doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989) . Atualmente é Professor Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Literatura Comparada. Atuando principalmente nos seguintes temas: Corpo, Formalismo, Mesticagem, Radicalidade, Serie e Tinianov. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2538254772905885

Publicado

2007-10-01

Número

Sección

Editorial | Editorial