Relação, encontro e reciprocidade: algumas reflexões sobre a ética no cinema documentário contemporâneo

Autores/as

  • Marcius Freire Universidade da Beira Interior (LABCOM-Laboratório de comunicação), UBI-LABCOM, Portugal

Palabras clave:

documentário, Jean Rouch, encontro, ética

Resumen

Um dos traços mais marcantes do cinema documentário é a sua vocação para tratar do outro, para ter a alteridade como centro de sua construção. Subjacente a esta última, há o evento sem o qual o filme não existe: o encontro entre o cineasta e as pessoas filmadas. Qualquer apreciação sobre as condições em que se deu esse encontro deve ter como pressuposto básico que aquele que empunha a câmera detém um poder inquestionável sobre os sujeitos de sua mirada. Independentemente dos procedimentos de compartilhamento desse poder, em voga já há algum tempo, como distribuição de câmeras aos sujeitos observados, ou da bem mais antiga antropologia partilhada de Jean Rouch, em que o filme toma forma a partir da devolução às pessoas filmadas das imagens registradas e do diálogo que se estabelece entre elas e o cineasta, esse poder está sempre lá, pois, em sua quase totalidade, a edição final dos filmes fica nas mãos do realizador. É sobre essa relação de força e seus desdobramentos, e os aspectos éticos e estéticos a ela subjacentes, que nos debruçaremos.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Marcius Freire, Universidade da Beira Interior (LABCOM-Laboratório de comunicação), UBI-LABCOM, Portugal

Possui graduação em "Études Cinématographiques et Audiovisuelles" - Université Paris VIII (1978), graduação em "Arts Plastiques" - Université Paris VIII (1979), mestrado em "Cinéma" - Université Paris VIII (1980), doutorado em "Cinématographie" - Université Paris X-Nanterre (1985) e pós-doutorado na New York University (1997-1999). Atualmente é professor assistente doutor-MS3 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação audiovisual, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, documentário, antropologia fílmica, antropologia visual e fotografia. Última atualização do currículo em 25/09/2008 CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2555563107004269

Publicado

2007-11-28

Número

Sección

Dossiê | Dossier