A chave azul: ação do leitor em textos fantásticos

Autores/as

  • Nuno Manna UFMG

Palabras clave:

leitura, fantástico, Paul Ricoeur

Resumen

Diante do inacabamento oferecido por narrativas fantásticas, buscamos por chaves que nos auxiliem na produção de sentidos. A complexidade da relação que aí se instaura parece desafiar categorias tradicionais que propõem uma compreensão do lugar do leitor. Tomando alguns exemplos do cinema e da literatura, desenvolvemos aqui uma reflexão que toma o processo de significação dos textos fantásticos como terreno fértil para uma percepção do leitor como ator que torna um texto uma obra. Nesse sentido, investigamos o inacabamento dos textos fantásticos em dois sentidos: o inacabamento fundamental de todo texto, e aquele que abre margem a leituras simbólicas, metafóricas e alegorizantes.

Biografía del autor/a

Nuno Manna, UFMG

Doutorando em Comunicação pela UFMG, jornalista, autor do livro "A tessitura do fantástico: narrativa, saber moderno e crises do homem sério"

Publicado

2014-06-06

Cómo citar

Manna, N. (2014). A chave azul: ação do leitor em textos fantásticos. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (27). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/15762

Número

Sección

Artigos | Articles