O horror como performance da morte: José Mojica Marins e a tradição do Grand Guignol

Autores/as

  • Lucio De Franciscis dos Reis Piedade Universidade Anhembi Morumbi/FAPESP
  • Laura Loguercio Canepa Universidade Anhembi Morumbi

Palabras clave:

Cinema brasileiro, Cinema de horror, Grand Guignol, Torture porn, José Mojica Marins,

Resumen

O artigo analisa aspectos da trilogia de Zé do Caixão, dirigida por José Mojica Marins (composta pelos filmes À meia-noite levarei sua alma, 1964; Esta noite encarnarei no teu cadáver, 1967; Encarnação do Demônio, 2008), sob a perspectiva da encenação do horror originada na tradição do teatro francês do Grand Guignol (1897-1962). Discute-se, também, como os elementos gráficos do horror foram inseridos e reciclados nesses filmes, conforme mudanças de paradigmas do gênero no cenário internacional desde os anos 1960.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Lucio De Franciscis dos Reis Piedade, Universidade Anhembi Morumbi/FAPESP

Doutor em Multimeios pela Unicamp/SP, pós-doutorando bolsista FAPESP junto ao Programa de Pós graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Laura Loguercio Canepa, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora em Multimeios pela Unicamp/SP e docente do PPGCom da Universidade Anhembi Morumbi.

Publicado

2014-12-13

Número

Sección

Artigos | Articles