Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson

Autores/as

  • Luíza Alvim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Palabras clave:

música no cinema, análise fílmica, análise musical.

Resumen

O cineasta francês Robert Bresson ficou conhecido pelo uso criativo dos diversos elementos sonoros em seus filmes e pela parcimônia na inserção de música. Em obras da fase intermediária de sua carreira, como Um condenado à morte escapou (1956), Pickpocket (1959) e A grande testemunha (1966), peças pré-existentes do repertório clássico foram utilizadas como música extradiegética e possuem aspectos formais que guardam analogias com sua distribuição nos respectivos filmes. Além disso, em Pickpocket, a música pré-existente de Lully também se relaciona com as vozes in e over. Na maioria das vezes, a voz in do final dos diálogos desencadeia os trechos de música, colocados em situações de movimento e com uma função semelhante ao divertimento na ópera barroca. Consideramos tambémas relações entre voz in e over e defasagens desta última com a ação e a imagem do diário do protagonista sendo escrito.

Biografía del autor/a

Luíza Alvim, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pós-doutoranda em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Cómo citar

Alvim, L. (2014). Música e vozes em Pickpocket (1959), de Robert Bresson. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 14(28). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/17066

Número

Sección

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