O imaginário do espaço no fotojornalismo on line

Autores/as

  • Ana Taís Martins Portanova Barros UFRGS
  • Anelise Angeli de Carli UFRGS

Palabras clave:

fotojornalismo, estudos do imaginário, espaço

Resumen

O artigo examina se e como o imaginário das marcas territoriais emerge no fotojornalismo, quando as redes de comunicação expandem os espaços nacionais para além de seus limites geográficos. O material de análise é constituído por fotografias de capa dos jornais on line mais acessados de cada continente. Utilizam-se as noções de imaginário (Thomas), imagem simbólica e regimes do imaginário (Durand), bem como as considerações de Bachelard sobre o imaginário do espaço. Conclui-se que o fotojornalismo achata o imaginário do espaço sob um imaginário territorial e sua eficácia simbólica não é proporcional à multiplicação de fotografias.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ana Taís Martins Portanova Barros, UFRGS

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, Pós-doutora em Filosofia da Imagem pela Université de Lyon 3, Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Anelise Angeli de Carli, UFRGS

Jornalista, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

Publicado

2015-05-12

Número

Sección

Artigos | Articles