A publicidade na São Paulo antes da lei “Cidade Limpa” e Berlim: uma análise comparativa nos meandros das marcas culturais
Palabras clave:
street advertising, word/image, cultural traits, eroticismResumen
Resumo: Este artigo expõe os resultados de pesquisa comparativa sobre a publicidade de rua empreendida em São Paulo antes da lei “Cidade Limpa” e Berlim. Buscou-se, inicialmente, conhecer a natureza dos signos presentes nos outdoors da cidade brasileira, os seus modos de intersemiose e a temática que predominava para, então, verificar como se constituíam os signos presentes nos outdoors da cidade alemã. Estabelecidos esses parâmetros, a análise comparativa entre os outdoors das duas cidades tem lugar. Nessa empreitada, examinamos como se estabelece a trama palavra/imagem nesses temas e, finalmente, verificamos se há ou não confluência de temáticas nos outdoors de Berlim e São Paulo capazes de delinear especificidades culturais. Palavras-chave: Propaganda de rua. Palavra/imagem. Traços culturais. Erotismo.Métricas
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Publicado
2010-12-30
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Artigos | Articles
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