A Animação do Cinema

Autores/as

  • Alan Cholodenko Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney

Palabras clave:

Émile Reynaud, Théâtre Optique, animação, cinema

Resumen

Este ensaio procura reavivar o nome, a obra e as realizações do mais significante pioneiro animador do filme, na melhor das hipóteses, marginalizado e, na pior, apagado pelos Film Studies e Animation Studies de língua inglesa: Émile Reynaud. Ele ganhou o Prêmio McLaren-Lambart da Society for Animation Studies (SAS) de melhor ensaio. E continua seu trabalho autoral sobre teorizações da animação, iniciado em 1991, quando organizou A Ilusão da Vida: Ensaios sobre Animação, a primeira antologia do mundo com ensaios acadêmicos teorizando animação. 

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Biografía del autor/a

Alan Cholodenko, Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney

Senior Lecturer em Estudos Fílmicos e de Animação, junto ao Departamento de História da Arte e Estudos Cinematográficos da Universidade de Sydney, onde é atualmente Honorary Associate, é pioneiro na articulação da teoria cinematográfica, teoria da animação e do pensamento francês “pós-estruturalista” e “pós-modernista”. Organizou The Evil Demon of Images, de Jean Baudrillard (Power Institute Publications, 1987); The Illusion of Life: Essays on Animation, o primeiro livro de ensaios acadêmicos teorizando animação do mundo (Power Publications in association with the Australian Film Commission, 1991); Mass Mediauras: Form, Technics, Media, de Samuel Weber (Power Publications and Stanford University Press, 1996); e The Illusion of Life 2: More Essays on Animation (Power Publications, 2007). 

Publicado

2017-03-30

Número

Sección

Artigos | Articles