Campo minado – sobre os princípios fundacionais da epistemologia da comunicação

Autores/as

  • Francisco Rüdiger PUC, Porto Alegre, RS

Palabras clave:

Epistemologia nos estudos de comunicação, Robert Craig, crítica.

Resumen

Surgiu entre teóricos do país e alhures a ideia de que, visando obter autonomia e cientificidade para a área, há propriedade em se falar e desenvolver a noção de “campo epistemológico da comunicação”. Após relatar criticamente as teses de um de seus primeiros proponentes, defende o artigo que, não bastassem os problemas filosóficos internos, elas em pouco ou nada impactam no desenvolvimento do saber que pode surgir dos estudos de mídia, carecendo, portanto, de significado positivo para a ciência que neles pode haver. 

Biografía del autor/a

Francisco Rüdiger, PUC, Porto Alegre, RS

Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo e mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor dos cursos de comunicação e filosofia da Universidade federal e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2018-08-01

Cómo citar

Rüdiger, F. (2018). Campo minado – sobre os princípios fundacionais da epistemologia da comunicação. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (38). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/32105

Número

Sección

Artigos | Articles