Ato, atalho e vento: as fórmulas de páthos na história do cinema

Autores/as

Palabras clave:

Marcelo Masagão, Montagem, Pathosformel, Aby Warburg

Resumen

O artigo tematiza o conceito de pathosformel, de Aby Warburg, na leitura do lme “Ato, atalho e vento” (2014), de Marcelo Masagão. Assim como no conhecido “Nós que aqui estamos, por vós esperamos” (1999), Masagão realiza, nessa nova proposta, uma colagem com 143 filmes. Uma característica marcante na montagem de “Ato, atalho e vento” é a aproximação de certos trechos por semelhanças, seja na temática, na forma, ou ainda nos gestos. Assim, temos espécies de sequências que recobrem a repetição de formas carregadas de signi cados, tais como o ato de “ser fotografado” ou de “fugir”. Seguindo a visão warburguiana, poderíamos notar nessas sequências montadas elementos antropológicos de nossa modernidade através das fórmulas de páthos que os lmes representam e sugerem pelo encadeamento de imagens. Pretendemos, assim, verificar as relações entre gesto, cinema e pathosformel para analisar com rigor teórico o lme de Masagão. Além do repertório teórico de Warburg, serão convocados comentadores que repensam a teoria warburguiana na chave cinematográfica, como Giorgio Agamben, Philippe Alain-Michaud e Georges Didi-Huberman.

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Biografía del autor/a

Gabriel Malinowski, Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutorando em Comunicação pela UERJ-RJ. Mestre em Comunicação pela UFF-RJ (2010). Especialista em Comunicação e Imagem pela PUC-RJ (2008). Graduado em Cinema pela UNESA-RJ (2006). Entre 2009 e 2016, foi docente em cursos de Cinema, Artes Visuais e Comunicação Social; coordenou o projeto de extensão Crescendo com Arte, que oferecia oficinas de cinema para alunos da rede pública do município de Barra Mansa; e foi integrante do projeto de extensão Cinema Encena, que trabalhava na relação vídeo-performance-dança. Atualmente é bolsista FAPERJ de Doutorado. Possui artigo publicado no livro anual da SOCINE, além de outras publicações em revistas acadêmicas.

Publicado

2018-04-06

Número

Sección

Artigos | Articles