O Cinema Dito dos Primeiros Tempos: Um Caldo de Cultura em Plena Ebulição...

Autores/as

  • André Gaudreault Universidade de Montreal

Palabras clave:

cinema, cinematógrafo, séries culturais, animação, digital

Resumen

A noção de séries culturais permite pensar visões e discursos alternativos sobre as condições para o advento do cinema. Numa perspectiva que considera a “polifonia” institucional e cultural que precede e caracteriza os primeiros tempos do cinema, onde se inscrevem notadamente o praxinoscópio, a lanterna mágica e o kinetoscópio de Edison, trata-se de estabelecer a série cultural da animação como quadro de referência para o conjunto da res cinematografica. Se o paradigma da captação-restituição própria ao cinematógrafo Lumière parecia até agora dominar no seio da instituição como no da produção cinematográfica, o retorno da animação de imagens como princípio fundador do cinema enseja compreender sua verdadeira força diferencial e sua capacidade de adaptação perante as numerosas crises identitárias atravessadas, dentre as quais a hibridação digital e a porosidade generalizada ligada à convergência de plataformas e mídias atuais.

Biografía del autor/a

André Gaudreault, Universidade de Montreal

André Gaudreault é professor titular da Universidade de Montreal. Dirige o Grafics (Grupo de Pesquisas sobre o Advento e a Formação das Instituições Cinematográficas e Cênicas), bem como a revista Cinémas e a seção canadense da parceria internacional TECHNÈS.

Publicado

2018-04-06

Cómo citar

Gaudreault, A. (2018). O Cinema Dito dos Primeiros Tempos: Um Caldo de Cultura em Plena Ebulição. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (37). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/35104

Número

Sección

Artigos | Articles