Recuperando o objeto: extrapolações volumétricas de found footage

Autores/as

  • Gabriel Menotti Gonring UFES

Palabras clave:

fotogrametria, found footage, hiperfidelidade computacional

Resumen

Esse artigo examina, brevemente, a história e os pressupostos operacionais de formas de reconstrução volumétrica baseada na captura de dados visuais, em particular a fotogrametria digital. A fotogrametria é uma das principais técnicas empregadas atualmente na produção de
réplicas virtuais de patrimônio para fins de conservação. O realismo computacional obtido com esse processo induz à crença de que seja possível recuperar a totalidade de um objeto a partir de seus vestígios midiáticos. Ao recorrer a projetos artísticos que evidenciam as idiossincrasias dos modelos gerados, pretendemos colocar em questão os limites dessa promessa tecnológica.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Gabriel Menotti Gonring, UFES

Gabriel Menotti atua como crítico e curador. É professor de Edição e Multimídia na Universidade Federal do Espírito Santo. Possui um doutorado em Media and Communications por Goldsmiths (Universidade deLondres) e outro em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Já publicou artigos em diversos periódicos acadêmicos e coletâneas pelo mundo. Apresentou trabalhos em eventos como o 16o ISEA, a 29a Bienal de São Paulo e o Festival Transmediale. Suas obras mais recentes são Movie Circuits: Curatorial Approaches to Cinema Technology (Universidade de Amsterdam, 2019) e a coletânea Curadoria, cinema e outros modos de dar a ver (Edufes, 2018).

Publicado

2020-03-24

Número

Sección

Artigos | Articles