Controle via agência em plataformas algorítmicas
Palabras clave:
controle, agência, vigilância, governança algorítmica, plataformas algorítmicasResumen
Este artigo de articulação teórica, baseado em pesquisa bibliográfica, aborda a relação entre controle e agência em plataformas algorítmicas. O controle envolve a coleta e a análise de dados a partir das atividades e interações dos usuários, com o desígnio de discernir padrões e tendências, o que permite antecipar e direcionar comportamentos, correspondendo assim a um aparato de vigilância intensiva e permanente. Ao mesmo tempo, cada usuário possui certo nível de agência, podendo, ao alterar seu curso de ação, influenciar a maneira como ele é apreendido e, portanto, interpelado pela plataforma. Dessa combinação de fatores, emerge um modelo paradigmático de governança algorítmica, consistindo em um modo de controle flexível, modulado de acordo com a agência do usuário, que se expressa navariabilidade de seu input – em outras palavras, um controle via agência.
Descargas
Publicado
2020-07-06
Cómo citar
Castro, J. C. L. de. (2020). Controle via agência em plataformas algorítmicas. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (44). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/44064
Número
Sección
Artigos | Articles
Licencia
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença