Imagens do trabalho nos séculos XX e XXI: movimentos do sentido nas representações do corpo associadas à esfera produtiva

Autores/as

  • Vander Casaqui Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palabras clave:

communication and consumption, representations of the body, representations of labor, biopolitics, photographs, advertising

Resumen

Pretende-se, neste artigo, investigar as representações do mundo do trabalho e dos corpos localizados na esfera produtiva a partir de registros fotográficos e peças publicitárias, em recorte histórico. Buscamos estudar os movimentos de sentido das representações de corpo associadas ao trabalho, com enfoque nas condições de produção e nas visões de mundo do momento sócio-histórico em que estão contextualizadas. Delimitamos três momentos históricos para a análise: 1) fotografias das primeiras décadas do século XX, quando o corpo do trabalho é associado às instalações industriais e à sociedade da produção, decorrente da Revolução Industrial; 2) imagens publicitárias de meados do século XX, quando o corpo do trabalho é incorporado às estratégias de propaganda do socialismo soviético; 3) por fim, imagens do corpo do trabalhador registradas na publicidade globalizada do início do século XXI, quando o corpo é associado à esfera do consumo.

Cómo citar

Casaqui, V., & Hoff, T. (2011). Imagens do trabalho nos séculos XX e XXI: movimentos do sentido nas representações do corpo associadas à esfera produtiva. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, (20). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/4716

Número

Sección

Dossiê | Dossier