A midiatização em perspectiva crítica

Autores

Palavras-chave:

Midiatização, sócio construtivismo, crítica.

Resumo

O artigo propõe uma revisão crítica da literatura europeia em midiatização, especificamente a vertente sócio construtivista. O objetivo é evidenciar que as pesquisas aglutinadas nesta corrente têm desconsiderado as contradições que permeiam o fenômeno da midiatização por idealizarem as transformações socioculturais decorrentes dele. São recuperados os principais argumentos de autores que abordam o conceito em perspectiva micro, meso e meta-processual, assinalando suas lacunas teórico-metodológicas e indicando outras chaves investigativas para apreender as ambivalências que atravessam as sociedades saturadas de mídia.

Biografia do Autor

Thales Vilela Lelo, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Lelo, T. V. (2021). A midiatização em perspectiva crítica. GALÁxIA. Revista Interdisciplinar De Comunicação E Cultura, 46(46). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/48797

Edição

Seção

Artigos | Articles