“Da minha sala pra sua”: teorizando o fenômeno das lives em mídias sociais

Autores/as

Palabras clave:

ao vivo, streaming, conectividade, mídias sociais, plataforma, distanciamento social

Resumen

Nos últimos anos, as mais populares plataformas de mídias sociais incorporaram a possibilidade de seus usuários criarem, compartilharem e assistirem vídeos ao vivo. Nas chamadas lives, músicos, políticos, influenciadores e pessoas comuns fazem transmissões com variados níveis de improviso e flutuantes esforços de produção, frequentemente a partir do espaço íntimo de seus ambientes domésticos. Este artigo objetiva posicionar criticamente a emergência das lives no contexto da cultura da conectividade, e propor notas teóricas para a compreensão desse fenômeno que ganhou nova visibilidade graças ao isolamento social. São identificados tipos considerados exemplares — aqui denominados lives musicais, conversacionais, instrutivas, de pronunciamento e de companhia. Além disso, são apontados como aspectos centrais às lives o imediatismo, a aparente autenticidade — resultante da relativa imprevisibilidade, mas também de esforços em criar impressões de espontaneidade, familiaridade, intimidade e transparência – e a sensação de experiência compartilhada.

Biografía del autor/a

Ludmila Lupinacci, London School of Economics and Political Science

Doutoranda no departamento de Media and Communications da London School of Economics and Political Science (LSE), no Reino Unido.

Publicado

2021-07-07

Número

Sección

Artigos | Articles