Apontamentos para uma filosofia da comunicação em E. Husserl: a questão da intersubjetividade em sua fenomenologia transcendental

Autores/as

  • Eli Borges Júnior Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Palabras clave:

intersubjetividade, comunicação humana, alteridade.

Resumen

Em sua vasta obra intelectual, Edmund Husserl toca em arestas importantes que nos fazem pensar — ou mesmo repensar — estratos básicos tanto do próprio conceito como dos modos de operação daquilo que com- preendemos por “comunicação”. Como pensar esse termo em sua dimensão mais fundamental, aquela humana? O que nos permite atestar que “nos” comunicamos, que há aí um “eu” e um “outro”? Ou, em outros termos, como se daria uma das condições primeiras do ato comunicativo, a saber, a consti- tuição dessa “intersubjetividade”? A fertilidade teórica com que Husserl trata questões como essas nos incita, neste artigo, a jogar luz sobre alguns de seus escritos como um terreno fecundo para o campo da filosofia da comunicação.

Biografía del autor/a

Eli Borges Júnior, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Bacharel em Comunicação Social pela mesma instituição e em Filosofia pela FFLCH/USP. Foi bolsista de doutorado da FAPESP: Processo n. 2016/03588-7.

Publicado

2021-07-07

Número

Sección

Artigos | Articles