"Que Deus é esse?"
Os sentidos de divindade em telenovelas espíritas
Palabras clave:
Telenovela, Televisualidade, Deus, Religião, EspiritismoResumen
Este artigo discute os sentidos de divindade em três telenovelas espíritas da TV Globo: A viagem, Alma gêmea e Além do tempo. Após apontar a relevância da telenovela no continente e propor uma definição para o subgênero telenovela espírita, tomo três eventos narrativos de cada uma das tramas como objeto de estudo, selecionando situações em que a temática Deus ancora interações entre personagens. Para a análise, adoto o método da visualidade combinado ao estilo televisivo, denominado televisualidade, de maneira que os aspectos estilísticos são estudados na relação com elementos socioculturais. A comparação entre os eventos permite notar uma evocação do divino em dualismos que posicionam personagens em lados antagônicos, protagonizando encenações melodramáticas entre crentes e não crentes. Por fim, Deus é apresentado nessas telenovelas espíritas como agente mobilizador e divisor de opiniões, seja em termos narrativos, estilísticos e socioculturais.
Citas
BBC News Brasil. Por que Brasil está no topo de ranking de países onde mais se acredita
em Deus? Maio, 2023. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/articles/c29r21r-
j8o>. Acesso em: 23 maio 2023.
BRAGANÇA, M. Melodrama: notas sobre a tradição/tradução de uma linguagem revisitada.
Eco-pós, v. 10, n. 2, p. 29-47, jul.-dez. 2007.
BUTLER, J. Television style. New York: Routledge, 2010.
GOMES, I. M. M. Gênero televisivo como categoria cultural: um lugar no centro do mapa
das mediações de Jesús Martín-Barbero. Famecos, v. 18, n. 1, p. 111-130, jan.-abr. 2011.
KARDEC, A. O que é o espiritismo. 70. ed. Araras, SP: IDE, 2007.
LOPES, M. I. V. Memória e identidade na telenovela brasileira. In: Encontro da Compós, 23.
, Pará. XXIII COMPÓS: Belém: UFPA, 2014. p. 1-16.
______. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes, v. 3, n. 1, p. 21-47, ago.-dez. 2009.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia.
Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. 5. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
______.; MUÑOZ, S. (coords.). Televisión y melodrama: géneros y lecturas de la telenovela
en Colombia. Bogotá: Tercer Mundo Editores, 1992.
MAZZIOTTI, N. Telenovela: Industria y Prácticas Sociales. Buenos Aires: Grupo Editorial
Norma, 2006.
MEMÓRIA GLOBO. Site, [s.d.]. Disponível em: Memória Globo. Acesso em: 23 maio 2023.
MITCHELL, W. J. T. Teoría de la imagen: ensayos sobre representación. Madri: Ediciones
Akal, 2009.
______. No existen medios visuales. In: BREA, J. L. (ed.). Estudios visuales. La epistemología
de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Akal, 2005. p. 17-25.
MITTELL, J. Genre and television: from cop shows to cartoons in American culture. New
York: Routledge, 2004.
______. A cultural approach to television genre theory. Cinema Journal, 40(3), 3-24, 2001.
MOTTER, M. L. Mecanismos de renovação do gênero telenovela: empréstimos e doações.
In: LOPES, M. I. V. de (org.). Telenovela: internacionalização e interculturalidade. São Paulo:
Edições Loyola, 2004. p. 251-292.
ORTIZ, R.; RAMOS, J. M. O. A produção industrial e cultural da telenovela. In: ORTIZ, R.; RAMOS,
J. M. O; BORELLI, S. H. S. Telenovela: história e produção. 2. ed. Brasiliense: São Paulo, 1991.
ROCHA, S. M. Os visual studies e uma proposta de análise para as (tele)visualidades. In:
Significação: Revista de cultura audiovisual, v. 44, p. 179-200, 2016.
______.; ALVES, M. L. C.; OLIVEIRA, L. F. de. A história através do estilo I: a Revolta da Vacina
na telenovela Lado a Lado. In: ROCHA, S. M. (org.). Estilo televisivo e sua pertinência para
a TV como prática cultural. Florianópolis: Insular, 2016.
SILVA, M. V. M. Televisualidades da matriz religiosa espiritualista brasileira: uma análise
estilística das telenovelas espíritas. 2022. 263f. Tese (Doutorado em Comunicação Social)
– Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2022.
______. A história de um subgênero ficcional: uma proposta de mapeamento das telenovelas
espíritas. Revista de Estudos Universitários – REU, v. 47, n. 2, p. 319-339, 2021.
SOUZA, M. C. J. Reconhecimento e consagração: premissas para análise da autoria das telenovelas
In: SOUZA, M. C.; GOMES, I. M. (orgs.). Media e Cultura. Salvador: Programa de
Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, p. 55-76, 2003.
SUNKEL, G. Razón y Pasión en la prensa popular. 2. ed. Santiago: El Buen Aire S.A, 2016.
WILLIAMS, R. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte:
Editora da PUC MG, 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Galáxia. Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.