Masculinidades negras en las artes visuales:

Performances contemporáneas y sus narrativas de incomodidad, escape y fabulación

Autores/as

  • Daniel Meirinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias PPgEM http://orcid.org/0000-0002-4658-5556
  • Fernanda Carrera Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palabras clave:

masculinidades negras, performance, escape, resistencias

Resumen

En el debate sobre las masculinidades negras, se entiende que los hombres negros son históricamente reducidos a imágenes de control, basadas en imaginarios al servicio de la colonialidad. Sin embargo, se evidencia el surgimiento de importantes prácticas artísticas performativas en la construcción de estrategias de resignificación, buscando cuestionar el régimen racializado de representación y proponiendo nuevas formas de fabulación del cuerpo y las subjetividades del hombre negro. Este trabajo analiza cómo las performances de los artistas contemporáneos Antonio Obá y Tiago Sant’Ana buscan estrategias contranarrativas para desafiar los artefactos simbólicos representacionales. Sus obras presentan el cuerpo masculino negro inscrito como una táctica ficcional de resistencia en raza y género.

Biografía del autor/a

Daniel Meirinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Estudo das Mídias PPgEM

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. Líder do Grupo de Pesquisa VISU - Laboratório de Práticas e Poéticas Visuais - CNPq. Doutor em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/UNL), com intercâmbio acadêmico na Goldsmiths College (University of London) e na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Mestre em Comunicação e Artes pela mesma universidade (FCSH/UNL). Possui Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ).

Fernanda Carrera, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Líder do grupo de pesquisa LIDD - Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense(UFF) e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

2023-11-15

Número

Sección

Artigos | Articles