Teorias da comunicação e experiência
aproximações
Palabras clave:
teorias da comunicação, experiência, aproximaçõesResumen
A coletânea Teorias da comunicação e experiência: aproximações aborda as reflexões com base na ancoragem teórica e metodológica na experiência para a apreensão dos processos comunicacionais. Organizada por Bruno Leal e Carlos Mendonça, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a obra pensa a comunicação pela perspectiva da experiência e se propõe a discutir os impactos dela nos processos comunicacionais. O livro faz um movimento de retirar a temática das bordas e trazê-la para a centralidade de cada um dos sete textos apresentados. A experiência é concebida como um termo amplo, flutuante e que abrange múltiplas dimensões em diversos campos do conhecimento.
Citas
ALZAMORA, Geane Carvalho. Reflexões sobre a dinâmica transmídia de (des)informação à luz das noções peirceanas de experiência e comunicação. In: LEAL, Bruno MENDONÇA, Carlos (org.). Teorias da comunicação e experiência: aproximações. Cachoeirinha: Fi, 2023. p. 135-156.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format
=pdf&lang=pt. Acesso em: 28 ago. 2024.
DEWEY, John. Experience and nature. Nova York: Dover, 1958.
DEWEY, John. Art as experience. Nova York: Perigee, 1980.
GOMES, Itania Maria Mota. Consciência afetiva, modificações de presença e fluxo: comunicação e experiência nos estudos culturais. In: LEAL, Bruno; MENDONÇA, Carlos (org.). Teorias da comunicação e experiência: aproximações. Cachoeirinha: Fi, 2023. p. 41-66.
GUIMARÃES, César; LEAL, Bruno S.; MENDONÇA, Carlos (org.). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: ed. UFMG, 2006.
LAPOUJADE, D. William James, a construção da experiência. São Paulo: N-1, 2017.
LEAL, Bruno; MENDONÇA, Carlos (org.). Teorias da comunicação e experiência: aproximações. Cachoeirinha: Fi, 2023.
MENDONÇA, Carlos. Comunicação: a experiência partilhada. In: LEAL, Bruno; MENDONÇA, Carlos (org.). Teorias da comunicação e experiência: aproximações. Cachoeirinha: Fi, 2023. p. 159-177.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença