Política, comunicação e discursos de consumo
Bolsonaro Store e a mobilização conservadora
Palabras clave:
comunicação, consumo, política, discursoResumen
Este artigo analisa as estratégias discursivas de convocação ao consumo da Bolsonaro Store, plataforma criada para comercializar produtos em homenagem ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Com base nos pressupostos teórico-metodológicos da análise de discurso de linha francesa, explora-se como as publicações no Instagram da loja articulam consumo político, comunicação e mobilização das bases. A análise das 301 postagens revelou que os produtos comercializados funcionam como símbolos ideológicos e dispositivos de memória, convocando o enunciatário a performar uma identidade conservadora e patriótica por meio de um viés maniqueísta e essencialista. O estudo mostra ainda como essas mercadorias materializam estratégias discursivas de engajamento contínuo, ancoradas em uma lógica de culto à personalidade, polarização política e mobilização permanente. Com isso, discutem-se aspectos contemporâneos do consumo político na reprodução e circulação de discursos conservadores, com foco em uma cena discursiva construída por meio de discursos de memória, pertencimento, oposição e provocação.
Citas
AKOU, Heather. Freedom of speech: A recent history of political t-shirts in the United States. Clothing Cultures, v. 6, n. 2, 2019, p. 179-198.
APPADURAI, Arjun. A vida social das coisas: a mercadoria sob uma perspectiva cultural. Niterói: Editora da UFF, 2010.
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Editora da Unicamp, 2011.
BARBOSA, Laise. et alii. Contribuições para o debate sobre o bolsonarismo enquanto movimento político totalitário. Publicatio UEPG, v. 1, n. 29, p. 1-14, 2021.
BAUDRILLARD, Jean. Para uma crítica da economia política do signo. Lisboa: Edições 70, 1995.
BITTNER, Vanessa. Iconic Extensions and Memetic Audiences: The MAGA Hat as a Site of Conflict in the US Public Sphere. Cultural Sociology, v. 0, n. 0, online first, 2024.
CASTELLÓ, Enric.; MIHELJ, Sabina. Selling and consuming the nation: understanding consumer nationalism. Journal of Consumer Culture, v. 18, n. 4, p. 558–576, 2018.
CYRIL-LYNCH, Christian; PASCHOETO-CASSIMIRO, Paulo. O populismo reacionário no poder: uma radiografia ideológica da presidência Bolsonaro (2018-2021). Aisthesis, v. 1, n. 70, p. 223-249, 2021.
DOUGLAS, Mary; ISHERWOOD, Baron. O Mundo dos Bens. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004. FIORIN, José Luiz. O pathos do enunciatário. Alfa, São Paulo, v. 2, n. 48, p. 69-78, 2004.
GOMES, Mayra Rodrigues. Palavra de ordem / dispositivo disciplinar. Galáxia, v. 1, n. 5, p. 91-108, 2003.
GOMES, Mayra Rodrigues. As materialidades e seus discursos. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 16, n. 46, p. 271-290, 2019.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos Discursos. Curitiba: Criar Edições, 2005.
MAINGUENEAU, Dominique. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (org.) Imagens de si no discurso: a construção do ethos. São Paulo: Contexto, 2008. p. 69-92.
MICHELETTI, Michele. et alii. Politics, Products, and Markets: Exploring Political Consumerism Past and Present. New Brunswick: Transaction Publishers, 2003.
MILLER, Kimberly. T-shirts, Testimony, and Truth: Memories of Violence made Visible. TEXTILE, v. 3, n. 3, p. 250-273, 2005.
NWALA, Michael. A pragma-syntactic analysis of slogans on t-shirts. International Journal of Language, Literature and Gender Studies, v. 9, n. 1, p. 86-94, 2020.
PATERSON, Leigh. Diss/Play: t-shirts as mobile meme. Fashion - Scope: (Art & Design), v. 15, n. 1, p. 81-86, 2017.
PENNEY, Joel. Eminently Visible: The Role of T-Shirts in Gay and Lesbian Public Advocacy and Community Building. Popular Communication, v. 4, n. 11, p. 289-302, 2013.
PEREIRA, Renan; CARVALHO, Leonardo. Escrito, caricaturado e falado: ecos do humor antiesquerdista nas décadas de 1920, 1960 e 2010. Angelus Novus, ano XIV, n. 19, p. 1-25, 2023.
PRADO, José Luiz Aidar. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: EDUC, 2013.
SCABIN, Nara, et alii. Pantanal em memes. Mediações emergentes do consumo televisivo em publicações de redes sociais sobre temáticas político-sociais. Alceu, v. 23, n. 51, p. 4-24, 2023.
SCOTTO, Gabriela. Encontros e desencontros entre a política e o mercado: uma antropologia das trocas no espaço do marketing político. Horizontes antropológicos, v. 9, n. 19, p. 49-78, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 GALÁxIA. Revista Interdisciplinar de Comunicação e Cultura

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Cedo a la revista Galaxia los derechos de autor para la publicación de mi artículo y consultaré al editor científico de la revista caso quiera republicarlo más adelante en un libro.


Este obra está licenciada com uma Licença