Questões para pensar campanhas de cerveja e seus processos de midiatização: regulação e regulamentação

Auteurs-es

  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo
  • Pedro Hellín Universidad de Murcia
  • Christiane Haruê Egi Universidade de São Paulo

Mots-clés :

regulação, midiatização, publicidade, cerveja, comunicação

Résumé

Este trabalho se refere à discussão sobre os sentidos da regulação aplicados ao consumo e à comunicação, bem como ao entendimento desse conceito frente às definições de regulamentação e autorregulamentação, que constituem parte da base para a formação do quadro teórico do projeto integrado – Cerveja, Publicidade, Regulação e Consumo: o olhar da comunicação sobre as marcas de cervejas contemporâneas e suas implicações na vida social de adolescentes. Tal abordagem visa conhecer processos de midiatização e presença das marcas de cerveja na vida dos adolescentes que vivem em São Paulo, pelo olhar da pesquisa em comunicação. Este texto procura gerar outros pontos de vista sobre a regulação social dos sentidos das campanhas de cerveja com base na Análise Crítica do Discurso e sua perspectiva de mudança social.

 

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Bibliographies de l'auteur-e

Eneus Trindade, Universidade de São Paulo

Professor Livre-Docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.Pós-Doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal. Líder do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo- GESC3 CNPq.

Pedro Hellín, Universidad de Murcia

Porfessor Titular em Comunicação Pela Universidad de Murcia. Doutor pela Universidad de Sevilla. Professor do Curso de Publicidade e Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação Cultura e Consumo GESC3 CNPq.

Christiane Haruê Egi, Universidade de São Paulo

Bolsista de iniciação Científica PIBIC ECA/USP e estudante do Curso de Publicidade e Propaganda da ECA/USP

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Publié-e

2013-12-04

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles