O amor virtual como instância de empreendedorismo e de reificação

Auteurs-es

  • Julio Cesar Lemes de Castro Universidade de São Paulo

Mots-clés :

amor virtual, empreendedorismo, reificação, neoliberalismo, Foucault, Honneth

Résumé

Na sociedade contemporânea, observa-se em várias frentes uma valorização do empreendedorismo, no sentido de um aparente fortalecimento da agência subjetiva. A contrapartida disso é um movimento de reificação, que conta com o engajamento do próprio sujeito. Essas tendências, também presentes na cibercultura de modo geral, são ilustradas pelo fenômeno do amor virtual: a multiplicação de opções amorosas e o declínio de modelos externos padronizados dão em tese a cada um a possibilidade de maior iniciativa, contrabalançada pela propensão a objetivar-se e objetivar o outro.

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Biographie de l'auteur-e

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

Pesquisador de pós-doutorado em Psicologia Social no Instituto de Psicologia da USP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publié-e

2014-06-06

Numéro

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