Inatualidade e anacronismo na fotografia contemporânea

Auteurs-es

  • Fernando Gonçalves UERJ

Mots-clés :

fotografia, história, anacronismo, representação, arte contemporânea.

Résumé

O artigo discute as condições de individuação da chamada fotografia contemporânea a partir do exame da noção de anacronismo em diferentes autores e de obras de artistas como Jeff Wall e Cindy Sherman. A construção da discursividade visual na arte como questão de comunicação é formulada através da ideia de que haveria uma inatualidade em certas imagens do presente, percebida pelos traços persistentes de questões e de imagens de outros tempos, particularmente relativos à história da arte. A pertinência de se pensar a experiência do fotográfico na arte reside nas contribuições que esta apresenta para se discutir aspectos propriamente comunicativos da fotografia, particularmente a representação e as operações que nela ordenam o visível e mediam nossas relações com o mundo através da imagem. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Fernando Gonçalves, UERJ

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Uerj. Mestre e Doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-04

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles