A vida sentimental das mercadorias: a estética da “fofura” e seus jogos de poder na arte de Jeff Koons

Auteurs-es

  • Pedro Pinheiro Neves Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mots-clés :

artes visuais, estética, mercadoria, Jeff Koons.

Résumé

Este artigo analisa algumas obras do artista Jeff Koons fazendo uso da categoria estética vernacular cute (fofo, adorável em inglês). Em suas esculturas representando bichinhos e brinquedos, Koons dá expressão formal para as contradições e ambiguidades do cute, de forma a explicitar os sentimentos ambivalentes e anseios que lastreiam a relação dos sujeitos consumidores-espectadores do capitalismo tardio com as mercadorias que os circundam. Pensar a mercadoria e o consumo – cultural, inclusive – a partir da estética da fofura nos ajuda, argumentamos, a melhor entender o próprio lugar da arte em um circuito globalizado e crescentemente dominado pela lógica mercadológica neoliberal. A obra de Koons, um dos artistas contemporâneos mais populares e nanceiramente bem-sucedidos, é local privilegiado para observar as oscilações de poder no campo das artes visuais. 

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Biographie de l'auteur-e

Pedro Pinheiro Neves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publié-e

2018-08-01

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Rubrique

Artigos | Articles