Imprensa e humor gráfico: A origem de "O amigo da onça” em questão

Auteurs-es

  • Ana Cristina Carmelino Universidade Federal de São Paulo
  • Ana Beatriz Flores Universidad Nacional de Córdoba

Mots-clés :

imprensa, humor gráfico, "O Amigo da Onça", "O Cruzeiro", "Enemigos del Hombre"

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa1 que investiga as raízes de “O amigo da onça”, história em quadrinhos de humor criada pelo desenhista Péricles Maranhão (1924-1961) e publicada na revista O Cruzeiro, de 1943 a 1962. O personagem é uma das guras mais populares do humor grá co brasileiro e revela características do cotidiano da sociedade no período em questão. O estudo corrobora uma informação dada no meio jornalístico, mas que até então não havia sido con rmada: se “O amigo da onça” foi inspirado na série argentina “Enemigos del hombre”, feita por Guillermo Divito (1914-1969) e publicada a partir de 1938 na revista Patoruzú (1936-1977), editada em Buenos Aires. Para isso, partiu-se de um estudo comparativo que considera não apenas o contexto de produção das séries, mas também as características dos personagens e o tipo de humor peculiar às histórias. O arcabouço teórico advém especialmente de duas áreas: a imprensa e o humor gráfico. 

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Ana Cristina Carmelino, Universidade Federal de São Paulo

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).  Pós-doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/CAr). Membro do Centro de Pesquisa Fórmulas e Estereótipos: Teoria e Análise (FEsTA). Líder do GETHu - Grupo de Estudos sobre Textos Humorísticos (CNPq).

Ana Beatriz Flores, Universidad Nacional de Córdoba

Professora titular da Facultad de Filosofía y Humanidades, da Universidad Nacional de Córdoba, na área de Letras (graduação e pós-graduação). Doutora em Letras pela Universidad Nacional de Córdoba. Coordenadora do GIH – Grupo de Investigadores del Humor (GIH) desde 1998.

 

Téléchargements

Publié-e

2018-08-01

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles