A Sociedade do Consumo, Os Media e A Comunicação nas Obras Iniciais de Jean Baudrillard

Auteurs-es

  • Tarcyanie Cajueiro Santos Uniso

Mots-clés :

communication, consumption, sign, media, society

Résumé

Este texto objetiva refletir sobre as relações entre comunicação e consumo tomando como referência os livros de Baudrillard: O sistema dos objetos, A sociedade de consumo e Para uma crítica da economia política do signo, pois eles apontam para um período de transição, em que o autor busca combinar as teorias do signo com as críticas marxistas do capitalismo. Do ponto de vista teórico, o marxismo é substituído pela semiologia, e, do ponto de vista social, a técnica e o consumo tornam-se centrais na vida das pessoas. A partir daí, procura-se analisar a pertinência teórica destes enfoques, levando em consideração a sociedade mediática.

Metrics

Chargements des mesures ...

Biographie de l'auteur-e

Tarcyanie Cajueiro Santos, Uniso

Professora visitante do mestrade em comunicação e cultura da Uniso e jovem pesquisadora da Fapesp

Téléchargements

Publié-e

2011-07-13

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles