Valor-experiência no contexto do jornalismo experiencial

Auteurs-es

  • Raquel Ritter Longhi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kati Caetano Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Mots-clés :

jornalismo experiencial, conteúdos ciberjornalísticos imersivos, jornais de referência, análise da imagem

Résumé

Um sobrevoo rápido nas estratégias contemporâneas do jornalismo aponta para um reforço nas ideias de “experiência” e de “experimentação”. A recorrência com que tais conceitos têm sido empregados em vários domínios científicos e profissionais atesta sua importância em relação a conteúdos ciberjornalísticos, especialmente utilizando Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Este artigo discute a experiência neste panorama, levando em conta duas esferas: uma, que diz respeito à experimentação do jornalismo enquanto âmbito de produção, e a segunda, no que concerne à experiência do leitor/usuário enquanto fruidor de conteúdos. A análise foi realizada em jornais de referência como Folha de S. Paulo, The New York Times e The Guardian. A conclusão aponta que se manifesta uma instância na produção e fruição de conteúdos jornalísticos que podemos definir como valor-experiência.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Raquel Ritter Longhi, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora no Departamento de Jornalismo e Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa Hipermídia e Linguagem/CNPq e coordenadora do Núcleo de Estudos e Produção Hipermídia Aplicados ao Jornalismo/Nephi-Jor/UFSC.

Kati Caetano, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens - PPGCom, Universidade Tuiuti do Paraná - UTP, doutora em Letras/USP, com pós-doutorado em semiótica e em Ciências da Linguagem/ França. Líder do Grupo de Pesquisa Interações Comunicacionais, imagens e cultura digital - INCOM/CNPQ/ UTP.

Téléchargements

Publié-e

2019-11-07

Numéro

Rubrique

Artigos | Articles